Search
Close this search box.

São Francisco do Glória promove 6º Luau Patrimônio a Céu Aberto, com show de cultura e gastronomia

A Prefeitura de São Francisco do Glória realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, a 6ª edição do “Luau Patrimônio a Céu Aberto”. O evento teve uma extensa e variada programação, incluindo apresentações musicais, exposição de receitas de pratos típicos da culinária local, uma palestra sobre a tradição da comida típica mineira, homenagem a uma cozinheira da cidade e uma aula-show com os chefs Edson Puiati, de BH, e Rui Lopes, de Portugal – que juntos preparam uma “Paella Mineira”.

O Luau aconteceu no Conjunto Paisagístico Cachoeira de Bicuíba, restaurado recentemente pela Prefeitura para receber turistas e aquecer o comércio local. O prefeito Walace Ferreira Pedrosa destacou a luta para levar o nome de São Francisco a outros lugares. “Estamos trabalhando cada vez mais para levar nossos produtos para fora do município e mostrar o que temos de bom, mostrando que o nosso povo é acolhedor, humilde e que sabe receber todos os visitantes. Buscamos o desenvolvimento turístico, gerando assim emprego e renda para a população”, afirmou.

Sobre a parte gastronômica do evento, Walace afirmou que ressaltar a importância da culinária local é fundamental. “É um evento que busca o resgate da gastronomia tradicional, feita com os ingredientes que estão disponíveis em cada região, o tempero de cada lugar. Fazer esse resgate, principalmente após a reforma que fizemos aqui em Bicuíba, um dos locais mais bonitos que temos no município, e entregar esse local de lazer para o povo de São Francisco do Glória para nós é muito importante. Esperamos que a população ajude a conservar, pois é um patrimônio do povo”, enalteceu o prefeito.

Responsável pela preparação da “paella mineira” e pelo convite ao chef português Rui Lopes, Edson Puiati é professor de Gastronomia em Belo Horizonte. Ele ressaltou a tradicional receptividade mineira. “Como em toda cidade do interior de Minas, São Francisco tem suas características bem pessoais. Estamos próximos da Serra da Mantiqueira, o que traz uma riqueza em água, nos plantios, farinha, queijos. Isso precisa ser valorizado e levado a público, inclusive para fora do país”, afirmou. “Essa região lembra muito a região do D’oro, em Portugal. Todo mundo que vem de fora fica impressionado: se falarmos da hospitalidade e da diversidade gastronômica, não tem pra ninguém. Precisamos saber usar isso a nosso favor, precisamos ter orgulho do que temos. O brasileiro em geral não pensa assim, temos mais as perspectivas negativas, mas somos tão bons quanto outros lugares”, completou o chef.

O chef português Rui Lopes, professor de Gastronomia naquele país, estava impressionado com a receptividade e as semelhanças entre São Francisco do Glória e sua terra natal. “Fiz uma viagem pelo tempo. Estive com o prefeito Walace tomando café na propriedade do Lucas e dos pais e revivi coisas de 30 anos atrás. Uma gente simples, humilde e trabalhadora, que transforma o pouco que tem para sustentar suas famílias”, disse Rui. “Experimentei produtos maravilhosos, como o queijo, o café produzido pelo Walace, que foi eleito o melhor de Minas no ano passado, e levarei a Portugal. É uma grande satisfação”, resumiu.

Presente ao evento, o deputado estadual Braulio Braz elogiou a iniciativa da Prefeitura. “O Walace e toda a equipe estão de parabéns. É um evento que certamente ficará marcado em toda região. Prestigiou o distrito de Bicuíba, que é lindo, mas carecia de uma infraestrutura melhor, o que foi feito. É um passeio magnífico”, afirmou o deputado, que na oportunidade realizou a entrega de duas novas ambulâncias para o município.

Coordenadora de Patrimônio e Cultura de São Francisco, Raissa de Oliveira Lanes destacou a história que foi buscada para o evento, com receitas centenárias da cidade que foram expostas aos visitantes. Ela também enalteceu a homenagem feita à cozinheira local Jovelina Feliciano de Oliveira, a “Dona Neném”. Mesmo sem grandes recursos, ela, já falecida, e seus familiares, sempre ofereciam comida aos visitantes. “A família também abraçou a ideia. Ela sempre foi uma pessoa que se destacou não só pela culinária como também por seu habito de acolher muito bem a todos”, destacou. Filha da homenageada, Maria Aparecida de Oliveira Meirelles se disse feliz. “É uma tradição que passou de mãe para as filhas”, afirmou.

Deixe um comentário

Outras Notícias