Search
Close this search box.

3º Simpósio de Leite

3º Simpósio da Pecuária de Leite traz informações e novidades aos produtores

Palestras trouxeram novas técnicas e produtos para o desenvolvimento da produção na região

O Teatro Zaccaria Marques recebeu, na quinta-feira (22), a 3ª edição do Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária de Leite da Região de Muriaé. Centenas de produtores compareceram ao evento, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Muriaé.

O evento foi aberto pelo secretário de agricultura Manoel Carvalho e contou com três palestras: “Manejo de pastagens”, com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora, Domingos Sávio Campos Paciullo; “Bem estar do rebanho bovino de leite”, com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora, Alessandro de Sá Guimarães; e “Pró-Genética”, com o coordenador técnico estadual de bovinocultura da EMATER, José Alberto de Ávila Pires.

Para o organizador do evento, Manoel Carvalho, o objetivo foi alcançado, apesar das dificuldades atuais na produção de leite em todo o país. “Naturalmente, a qualidade das palestras sobressaiu. Tivemos nomes de altíssima qualidade, transmitindo informações que vão acrescentar muito ao conhecimento dos produtores”, avaliou.

Manoel Carvalho também ressaltou a importância da produção leiteira na economia do município. “A produção de leite no município tem seu peso, seja na produção de laticínios, seja na indústria de medicamentos e insumos agrícolas, gerando emprego e renda no município. Este evento serve como um estímulo a mais para os produtores. Não é mais que uma obrigação da Secretaria de Agricultura, para contribuir no desenvolvimento desta atividade tão importante em Muriaé”, completou Manoel.

Palestrantes falam sobre assuntos trazidos ao evento

“Procuramos falar um pouco sobre a parte de manejo de pastagem, principalmente para a produção de leite. Novos materiais, forrageiras recentemente lançadas pela Embrapa, algumas técnicas para aumento da produtividade, da eficiência da produção leiteira e principalmente da rentabilidade do produtor”, disse Domingos Sávio. “É minha primeira vez em Muriaé. Agradeço ao Manoel pelo convite e pela oportunidade, podendo contribuir com o desenvolvimento da pecuária leiteira da região”, completou.

“Temos hoje uma verdadeira revolução acontecendo na pecuária leiteira, em relação ao tipo de instalação que está sendo utilizada para a produção de leite, que é o compost barn, um novo tipo de confinamento para rebanhos leiteiros. Vamos apresentar dados, suas vantagens e desvantagens e também os resultados de sua utilização em produtividade, qualidade do leite e saúde do rebanho”, contou Alessandro de Sá Guimarães. “Agradeço à organização, ao secretário Manoel, e esperamos que tenhamos passado o máximo de conhecimento aos presentes”.

“O Pró-Genética é um programa de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino de Minas Gerais, que funciona através de feiras e leilões de bovinos. Nestes eventos só podem participar animais registrados pelas associações de criadores. Procuramos mostrar como se pretende incentivar os produtores de Muriaé e região para a participação no programa, como ele funciona e a definição da qualidade genética”, explicou José Alberto de Ávila Pires, deixando o convite para a Feira de Touros Girolando e Touros de raças de corte da ABCZ, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto no Parque de Exposições de Muriaé.

Deixe um comentário

Outras Notícias