Search
Close this search box.

Livro que conta a história do cônsul José Alcino Bicalho será lançado na próxima semana

José Alcino Bicalho (Arquivo A NOTÍCIA)
José Alcino Bicalho (Arquivo A NOTÍCIA)

Como um sujeito nascido em Miradouro, pacata cidadezinha do interior de Minas Gerais, pôde se tornar homem de confiança de Juscelino Kubitschek que, por sua vez, filho de uma professora de Diamantina, alcançou o posto de presidente da República? As coincidências seriam mero acaso? Como o personagem, nascido em Santa Rita de Glória (atual Miradouro), primogênito de um farmacêutico prático, órfão de pai aos 11 anos, tornou-se cônsul do rei do Marrocos?

Inserida deliberadamente na História do Brasil e tendo nesta seus pontos de inflexão como roteiro objetivo do percurso, “O Cônsul do Rei” narra a trajetória de José Alcino Bicalho: brasileiro, nascido no interior das Minas Gerais e que teve uma vida longa – foram 96 anos de atividade e lucidez mental, moral e política –, profícua e inspiradora, e relata quais caminhos José Alcino trilhou, que escolhas fez, quais eram seus projetos, em que medida os mesmos se realizaram e que fatos alheios interferiram nos seus planos.

O “Cônsul do Rei” é uma inspiradora e emocionante história real, construída entre o rigor da cátedra acadêmica e o vigor da admiração pela história humana. Ao final, tem-se a compreensão do porquê essa trajetória singular mereceu ser inscrita na História coletiva do Brasil. Enfim, uma figura que merece ser conhecida e reconhecida por todos os brasileiros, principalmente nos dias de hoje, como exemplo de esforço e realização, comprovando que o progresso que se alcança individualmente com integridade, empenho e honradez, repercute positivamente em benefícios do bem coletivo da sociedade.

O livro será lançado no dia 7 de abril na Câmara de Miradouro. Já em Muriaé, o lançamento acontecerá no dia 8 de abril, na Escola São Paulo.

VIDA E OBRA DE JOSÉ ALCINO – Nascido em 9 de junho de 1920, em Miradouro, José Alcino Bicalho foi diretor de grandes empresas, como a estatal Usiminas, e do  Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE). Formado em Farmácia e Economia, José Alcino era um bibliófilo e poeta. Foi cônsul honorário do rei de Marrocos e um dos grandes assessores e amigo do presidente Juscelino Kubitschek – o presidente JK e sua esposa Sara foram, inclusive, padrinhos de casamento de José Alcino, em cerimônia realizada na igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.

Amante dos livros e colecionador desprendido, colocou seu acervo de obras raras à disposição do público por meio da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. Publicou o livro “Poesia a Destempo”, que apresenta uma seleção de poemas reunidos ao longo de sua vida.

Também foi o primeiro prefeito eleito com o voto popular em Miradouro – antes, os prefeitos eram indicados. Foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a 2ª Legislatura (1951 – 1955), pelo PTN. Foi proprietário da Farmácia Popular de Miradouro, que funciona desde 1910.

José Alcino, que estava residindo em Muriaé, faleceu no dia 26 de julho de 2016, aos 96 anos, na Casa de Saúde Santa Lúcia, onde estava internado. Ele foi casado com Dona Maria José, com quem teve quatro filhas: Ana Lúcia, Sílvia Helena, Márcia e Isabela.

A AUTORA – A obra é assinada por Rosana Areal de Carvalho, que é licenciada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso e doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo. Professora de História da Educação na Universidade Federal de Ouro Preto, Rosana desenvolve pesquisas nesse campo, com ênfase na história dos intelectuais vinculados à educação e das instituições escolares.

1 comentário em “Livro que conta a história do cônsul José Alcino Bicalho será lançado na próxima semana”

  1. Certamente estarei presente ao lançamento dessa grande obra biográfica, do nosso amigo José Alcino Bicalho, que tive a honra de conhecer e desfrutar, infelizmente por pouco tempo de sua intimidade. Parabéns a historiadora e escritora Rosana Areal de Carvalho, PR fazer chegar até nos a história desse exemplar brasileiro.

    Responder

Deixe um comentário

Outras Notícias