Search
Close this search box.

Dia Internacional da Mulher Rural é comemorado com grande sucesso

A comemoração aconteceu na sexta-feira (15), no CEFAS, e teve o seguinte tema: Com afeto e autocuidado criamos laços e tecemos redes

Um encontro exclusivo para comemorar o Dia Internacional da Mulher Rural, esse foi o objetivo do evento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, em parceria com a Cresol Minas Gerais através do Projeto Avançar, que contou com a apoio do CEIFAR-ZM e COOPAF. A comemoração aconteceu na sexta-feira (15), no CEFAS, com presença de mulheres de várias comunidades dos municípios de Muriaé, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e de Miradouro, tendo como tema: Com afeto e autocuidado criamos laços, tecemos redes com a presença de mulheres.

Após o acolhimento com café da manhã solidário, aconteceu a abertura, seguida de falas, com convidados especiais, sobre a importância da mulher nas organizações, agroecologia, saúde feminina, autocuidado físico e emocional e práticas integrativas de saúde.  

Essa data especial foi instituída pela ONU em 1995, para provocar a reflexão sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Adriana Aparecida de Morais Ribeiro diretora da COOPAF e do CEIFAR ZM salientou que: “a data é um incentivo para valorizarmos, perante a sociedade, a importância da mulher do campo que está na agricultura, cuidando de seus saberes e suas práticas”.

“Este encontro busca interação, para que sejam criados laços e tecidas redes, fortalecendo esse movimento feminino junto às organizações da agricultura familiar. Nós agricultoras sabemos o nosso papel e, de forma coletiva, conseguimos nos fortalecer cada vez e lutar juntas por uma sociedade mais igualitária e com mais companheirismo para avançarmos nessa representação enquanto mulheres do campo”, acrescentou Adriana.

Eduardo Antônio de Alcântara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região deixou seu recado para as associadas. “Esta data é muito importante para o nosso sindicato, porque ressalta o valor da mulher do campo. Estamos vindo de um processo político de várias perdas de direitos, principalmente em relação às mulheres, e precisamos proporcionar um dia feliz e de reflexão para elas. Elas são trabalhadoras que cuidam dos afazeres na roça, que é bastante desgastante, e ainda dão conta dos trabalhos domésticos e da criação dos filhos. A todas a minha admiração”, finalizou.

A Cooperativa de Crédito Cresol de Minas Gerais apoiou o evento e o seu presidente do Conselho de Administração, João Paulo Dias da Fonseca, fez questão de comparecer e parabenizar as convidadas. “A Cresol se orgulha muito de ser parceira deste momento e de tantas outras ações do sindicato. Queremos ressaltar o valor das mulheres rurais, porque elas têm uma força muito grande no trabalho e nas famílias. Na Cresol abraçamos a essas mulheres que têm grande representatividade na nossa cooperativa, são em torno de 30%. Eventos como esses as empoderam cada vez mais e fazem com que elas entendam a sua importância na sociedade e na economia familiar. Minha mensagem para elas é a de reconhecimento pelas suas árduas rotinas e parabeniza-las pela garra, coragem e confiança de sempre”, afirmou. 

Lídia Maria Nogueira Pereira, conhecida como Lidinha, é produtora rural. Ela mora na Fazenda São José em Pirapanema e contou um pouco da sua rotina. “Eu trabalho com meu marido na roça e cuido da família. Sou pequena produtora de café, mas também plantamos milho e tiramos leite. Para mim, esse momento é muito importante. Quando fui convidada, me senti uma rainha e muito valorizada por ser uma mulher rural. Me senti representada, porque sou feliz nessa condição”, afirmou.

Deixe um comentário

Outras Notícias