Search
Close this search box.

Capitão Sandro Josefino é transferido para Além Paraíba

Capitão Sandro Josefino é transferido para Além ParaíbaO capitão Sandro Josefino foi transferido para Além Paraíba, onde exercerá a função de comandante da 52ª Companhia de Polícia Militar, subordinada à 6ª Companhia Independente, sediada em Leopoldina.

O militar formou-se no primeiro curso de soldado de Muriaé, que teve início em outubro de 1993.

Após trabalhar em diversas cidades pertencentes ao 21º Batalhão de Polícia Militar, em Ubá, retornou a Muriaé em 1996. Foi, então, aprovado no concurso do Curso de Formação de Oficiais (CFO), ingressando no mesmo no início de 1997 e formando-se em 2000, sendo classificado em Patos de Minas (15º BPM).

Em 2001, foi transferido para o 9º BPM, em Barbacena. Em 2003 retornou ao 21º BPM, em Ubá, e, após três meses, conseguiu voltar a trabalhar em Muriaé, onde tinha estado desde então até ser transferido para Além Paraíba.

Na cidade, participou da transição de 76ª Cia Esp PM para o 47º BPM, fato que ocorreu em 2007. “Sempre tive um perfil mais operacional, que é o que gosto de fazer, mas devido às necessidades, já que eram poucos oficiais no Batalhão, tive de atuar na administração, setor burocrático, por diversos anos”, afirma o capitão Sandro.

Em 2013, início do comando do tenente-coronel Nazário à frente ao 47º BPM, comandou a 76ª Companhia de Polícia Militar. “Os índices eram os piores já registrados em comparação a anos anteriores, mas com um trabalho em equipe, conseguimos reverter o quadro desfavorável e terminamos o ano cumprindo todas as metas”, lembra o oficial.

No ano 2014, ingressou no curso CESP, considerado uma pós-graduação, requisito para a promoção a major. Em seu lugar, durante o período do curso, foi substituído pelo tenente Martins.

Mas o ano 2015 foi o auge do seu comando à frente da 76ª Cia PM, como o próprio oficial considera. “Desde o início do ano conseguíamos índices históricos e recordes em comparação a todos os anos anteriores, chegando a obter o dobro de armas de fogo apreendidas em comparação ao ano anterior, que já era um número excelente em 2014”, conta.

Em agosto de 2015, o capitão Sandro foi remanejado para a chefia da P2, Setor de Inteligência da PM. “Trabalhei com uma equipe diferenciada, com filosofia específica de setor de inteligência”, elogia.

Durante todo este tempo em Muriaé, o capitão Sandro afirma que atuou em inúmeras ocorrências, porém, duas chamaram-lhe a atenção. “Um criminoso contumaz preso por roubo disse que a Polícia Militar em Muriaé estava tão eficiente, que quando ele saiu para cometer o delito já sabia que seria preso, mas tinha de arriscar porque a geladeira estava vazia”, conta.

A outra ocorrência que sempre está em sua memória é quando encontrou com outro criminoso reincidente trabalhando e este disse que foi obrigado a arrumar emprego e mudar de vida, senão iria passar o ano inteiro na cadeia – já tinha sido preso duas vezes naquele ano, perfazendo mais de seis meses de cadeia.

“Sempre tive muito orgulho de trabalhar junto com a tropa operacional. Companheiros que trabalharam comigo quando eu era soldado, pessoas que me ensinaram muito, pessoas que sofreram junto. Só tenho a agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que eu pudesse exercer um bom comando, empresários e comerciantes que auxiliaram na construção do quartel na Barra, que foi tão importante na época”, afirma.

O capitão faz agradecimentos aos companheiros de serviço, à sociedade muriaeense que confiou no seu serviço e o apoiou com denúncias diversas (ainda que muitas anônimas) e que, através das quais, possibilitaram retirar muitos criminosos das ruas; as autoridades que o apoiaram e, de uma forma especial, ao amigo e empresário Geraldo Virgílio, da CristalTemper. “O senhor Geraldinho, como é tratado carinhosamente, é um verdadeiro herói muriaeense, que do pouco, fez muito e que sempre me ajudou, me deu tratamento de filho, inclusive compartilhando histórias de sua vida, as quais me ensinaram muito e que levarei para sempre comigo”, diz ele, que atuou por 13 anos em Muriaé.

Agora, a expectativa é fazer um bom trabalho em Além Paraíba. “Mas Muriaé estará sempre no meu coração, afinal, recebi a honraria de Cidadão Honorário. Por isso, já me sinto muriaeense”, finaliza o capitão Sandro, que foi apresentado à 52ª Cia PM nesta quinta-feira (18).

NOTA DA REDAÇÃO – A equipe do A NOTÍCIA parabeniza o capitão Sandro pelo trabalho que realizou em Muriaé durante todo o tempo que atuou na cidade e deseja-lhe sucesso como comandante da 52ª Companhia de Polícia Militar.

Deixe um comentário

Outras Notícias