Search
Close this search box.

Leilão Laglória completa 30 anos de tradição

18839145_226955121128026_3435787066287624199_nO Leilão Laglória, o maior e mais tradicional leilão da raça Mangalarga Marchador do país, completou 30 anos. A edição histórica foi realizada em novo endereço, na Fazenda Salgada, em Itaperuna (RJ), no final de semana. (Confira a galeria de fotos no final da página)

A programação começou na última sexta-feira (2), com o leilão de embriões. No sábado (3), o evento começou pela manhã, com a amostra de animais. À tarde, os cavalos disponibilizados para arremate foram apresentados oficialmente, seguido pela realização do leilão.

De acordo com o organizador do evento e proprietário do Haras Laglória, Lael Vieira Varella Filho (Laelzinho), para a 30ª edição do evento foi selecionado o que há de melhor em cavalos Mangalarga Marchador do país. “É uma satisfação e um orgulho muito grandes receber amigos de todo o país na 30ª edição do Leilão Laglória & Convidados. Estamos nos preparando há dois anos para esse momento. Este ano procuramos caprichar um pouco mais na seleção dos animais, para ofertar o que há de melhor no Brasil em cavalos da raça. Só tenho a agradecer a todos os amigos que cederam animais de excelência de seus planteis e a todos que nos prestigiaram. Vocês fazem o sucesso do nosso leilão”, afirma.

Além de criadores, estiveram também presentes autoridades do setor e artistas, como o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Daniel Borja, o empresário e pai de Laelzinho, Lael Varella, o cantor e criador, Eduardo Costa, entre outros.

“Quando começamos a criar cavalos, eu tinha 48 anos; era um pouco mais novo do que o Laelzinho hoje. Como o Laelzinho e o Cristiano gostavam de cavalo, procurei agradá-los naquilo que queriam. Hoje, o que está acontecendo é o resultado do trabalho que fizemos ao longo de todos esses anos. Eu fico muito feliz em ver todo esse sucesso. É maravilhoso ver, com essa idade, o fruto que ‘plantamos’ no passado”, diz o empresário Lael Varella.

A esposa de Laelzinho, Cláudia Navarro Varella, conta que a 30ª edição do leilão estava sendo preparada há dois anos. “Preparamos o evento com muito carinho, para que tudo pudesse sair conforme o planejado e fazermos uma boa festa. Ficamos muito felizes com a casa cheia, com a presença de muitos criadores de todas as partes do Brasil. É uma satisfação muito grande recebê-los”, diz.

O presidente da ABCCMM, Daniel Borja, afirma que a família Varella representa a excelência da raça. “É uma família querida, que já tem mais de 40 anos de criatório e 30 anos de leilão. O Laelzinho, a Cláudia e seus filhos são pessoas extraordinárias, de convivência e como criadores. Tenho o maior prazer em estar junto com eles nesse evento”, diz, contando que a associação recebe todo mês a inscrição de novos associados da região da Zona da Mata. “A região de Muriaé, Itaperuna e adjacências vem se tornando um celeiro de campeões, de animais vindos, com certeza, da família Varella, pois eles foram os pioneiros na região a criar cavalos da raça”, completa.

“O Laelzinho é um irmão, um amigo. Já me considero da família. Estar na edição de 30 anos do leilão dele é maravilhoso”, completa o cantor e também criador, Eduardo Costa, que ao final do leilão fez um show para o público presente.

Foram ofertados 47 lotes, sendo 30 de coberturas, embriões e óvulos e 37 lotes de animais do criatório de Laelzinho e de aproximadamente 50 criadores convidados. O veterinário do responsável pelo Haras Laglória, Gilberto Guimarães Lourenço, conta que os animais disponibilizados no leilão foram selecionados e preparados durante um ano, para que fosse oferecido ao público o que há de melhor no país em cavalos da raça. “Quando terminamos o 29º Leilão Laglória intensificamos o trabalho para o 30º, para poder selecionar o que existe melhor no Brasil, animais de níveis os mais elevados possíveis, tanto do nosso criatório quanto de criatórios parceiros”, conta.

O leilão foi um sucesso, com 100% dos animais vendidos e um faturamento recorde dentro da história dos leilões da raça.

DEPOIMENTOS – Criadores e autoridades presentes no evento elogiaram e enalteceram a qualidade dos animais do Haras Laglória, L2 e Fazenda Cachoeira e o trabalho de Laelzinho à frente do criatório.

“Esse é um leilão com uma seleção excepcional de animais. Não poderia ser diferente um leilão acontecer há 30 anos, com edição permanente, não ter uma seleção como essa”, elogia Ivo Braune, do Haras São Pedro, do Rio de Janeiro.

“Eu participei de grande parte das edições do Leilão Laglória & Convidados. O leilão do Laelzinho é um sucesso constante, com 30 anos ininterruptos de evento. Acho que é o único da raça que tem essa constância de realização”, diz Adolfo Géo Filho, do Haras Santa Esmeralda, de Belo Horizonte.

“Sempre que posso, prestigio o leilão. É sempre muito bom participar deste evento. O Laelzinho é um amigo, um criador muito respeitado, e a gente que ama o cavalo precisa estar perto de pessoas como ele”, conta André Monteiro, do Haras Sapecado, de Itaperuna (RJ).

“Conheço o Laelzinho desde o início dos anos 2000 e frequento os leilões todos os anos. Sou um grande admirador de seu trabalho. É um trabalho realmente exemplar. Os animais de seu criatório são destaque em todo o país. Colocar animais do Haras Laglória, L2 e Fazenda Cachoeira na tropa é motivo de alegria”, comenta Roberto Sardinha Júnior, do Haras Estrela da Serra, de Carmo (RJ).

“Ter o Laelzinho perto de nós em Itaperuna, com a Fazenda Salgada, foi um presente. Ele é conhecido e amigo meu de 30 anos. O Laelzinho está de parabéns”, afirma Paulo Roberto Martins, do Haras Orlandus da Marcha, de Itaperuna (RJ).

GALERIA DE FOTOS:

Deixe um comentário

Outras Notícias