Search
Close this search box.

Inauguração do distrito do Ancorado e do Centro de Convivência Mário José da Silva é marcada por celebração e entretenimento

No último domingo (24), Rosário da Limeira testemunhou um momento histórico com a inauguração do Distrito do Ancorado que, ao mesmo tempo, ganhou o Centro de Convivência Mário José da Silva. A população se reuniu em peso para celebrar este marco, juntamente com diversas autoridades locais.

A cerimônia teve início com a bênção proferida pelo Padre João Paulo, um momento de reflexão e inspiração para a comunidade. Em seguida, ocorreu o corte simbólico da fita de inauguração do Centro de Convivência, um espaço que promete ser ponto de encontro e atividades para os moradores locais.

A recepção aos presentes foi embalada pelos acordes da Sociedade Musical de Rosário da Limeira, responsável também por entoar o Hino Nacional.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer mais sobre a história e as aspirações da comunidade, através de um vídeo com depoimentos dos moradores do Ancorado, bem como uma biografia do homenageado, Mário José da Silva, que dá nome ao Centro de Convivência.

Após as solenidades, a noite seguiu com uma programação repleta de entretenimento. Matheus & Paloma e a banda Tops de Luxo animaram o público, garantindo momentos de diversão e confraternização para todos os presentes.

O prefeito José Maria Pinto da Silva agradeceu à população pela homenagem que deu o nome do seu pai ao novo espaço. “Nossa gestão será marcada pela construção de um desenvolvimento que hoje todos reconhecem. Nossos indicadores são todos positivos, aumentamos comércios, agricultura do café, empregos, melhoramos a economia, damos todo suporte na educação e somos muito bem conceituados na saúde. Na área de segurança, agradecemos a todos os envolvidos e investimos muito, como as câmeras de segurança que nos permitiram resolver muitas ocorrências. Assim, nossos munícipes têm uma vida mais confortável e tranquila. Isso sem contar os esportes, cultura e lazer. Somos uma cidade com esgoto recolhido em toda a região central e na quase totalidade dos distritos”, destacou.

O vice-prefeito, Nilton José de Carvalho, fez coro às palavras do chefe do Executivo. “Como morador do Ancorado há quase cinco décadas, compartilho plenamente das visões e compromissos expressos do nosso prefeito e destaco que o nosso Centro de Convivência será um espaço amplamente utilizado pela comunidade. Estamos juntos para trabalhar incansavelmente pelo progresso e bem-estar de nossa comunidade”, acrescentou.

O Procurador Jurídico do município, Nílson Lopes, explicou como se deu a elevação do povoado em distrito. “Foi uma reivindicação da comunidade que chegou há mais ou menos três anos, porque trata-se de um povoado muito habitado e com a infraestrutura para ser distrito. Então, eles se uniram, se organizaram e preencheram todos os requisitos. Essa elevação vai servir para melhorar a região para toda a população”, disse.

 A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Elaine Meireles, marcou presença no evento e reforçou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade de Rosário da Limeira. “Para nós esse momento é muito gratificante. Agora, temos mais um espaço para ampliar o nosso trabalho, incluindo oficinas de música, artes e terceira idade. No galpão, teremos as atividades de festas da comunidade, que podem ser desde casamentos e festas particulares até reuniões com a população, previamente agendadas. Teremos também as oficinas e o forró daqui, sem acabar com o da cidade. Agradeço a todos que se empenharam para o projeto acontecer. Em especial à deputada delegada Sheilla e Paulo Abi-Ackel que sempe nos apoiam para que a cidade cresça cada vez mais e melhor”, ressaltou.

 A inauguração do Distrito do Ancorado e do Centro de Convivência representa não apenas um marco na infraestrutura local, mas também um símbolo da união e da força da comunidade em buscar melhores condições de vida e convívio para todos os seus membros.

Biografia do Homenageado: Mário José da Silva

Mário José da Silva, conhecido como Didi Firmiano, nasceu em 1926 na Fazenda da Grama, Pirapanema, Muriaé, Minas Gerais, sendo o segundo de sete filhos do casal Maximiniano José da Silva e Maria Rosa de Jesus.

Desde os sete anos, por iniciativa dos pais e de outros membros da comunidade, estudou na Comunidade do Canteiro, no município de Miraí/MG, onde cursou até o terceiro ano primário. Demonstrando sua dedicação à educação, Mário José alfabetizou gratuitamente sua família e diversos moradores das comunidades onde residiu.

Aos 19 anos, conheceu sua primeira esposa, Alcina Rodrigues da Silva, com quem casou-se em 1946. Após o casamento, mudou-se para a Fazenda Chorona, no município de Miraí, onde nasceram seus dois primeiros filhos.

Por falta de oportunidades de emprego na região, Mário José mudou-se para Presidente Prudente, mantendo sua família na comunidade da Grama. Posteriormente, em busca de melhores condições de vida, mudou-se para Ipanema, Minas Gerais, onde teve mais dois filhos com sua primeira esposa.

Em Ipanema, ficou viúvo, em 1958, retornando para a casa de sua família na Fazenda da Grama. Em 1961, casou-se pela segunda vez com Maria da Conceição Silva, com quem teve mais seis filhos.

Estabeleceu-se na comunidade São João Batista (Ancorado), Rosário da Limeira, onde sua casa tornou-se ponto de encontro para familiares e amigos da região. Mário José da Silva faleceu em 16 de setembro de 1998, no mesmo local de seu nascimento.

Conhecido por sua alegria e participação ativa na vida comunitária, Mário José da Silva foi figura marcante na Igreja Católica da região e atuou na criação de diversos conselhos comunitários, na cooperativa de café de Muriaé e região, e na criação da Escola Família Agrícola.

Em reconhecimento a sua contribuição, o Centro Comunitário do Distrito do Ancorado recebeu o nome de “Centro de Convivência Mário José da Silva”.

Deixe um comentário

Outras Notícias