Search
Close this search box.

Festival de Viola de São Francisco do Glória reúne grandes nomes da música sertaneja e popular

O prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa, a primeira-dama e o cantor Chico Lobo
O prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa, a primeira-dama e o cantor Chico Lobo

A primeira edição do Festival de Viola de São Francisco do Glória foi sucesso, ao reunir grandes nomes da música sertaneja regional e nacional, como Chico Lobo. O objetivo da festa, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril, na Praça São Francisco de Assis, foi resgatar a cultura e as raízes musicais franciscanas e regionais, incentivando o intercâmbio e a troca de experiências entre músicos, compositores e intérpretes.

O evento foi uma realização da Prefeitura de São Francisco do Glória e Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, organizado pelo Departamento de Cultura, e agregou violeiros de vários municípios da região, como Viçosa, Dores do Rio Preto, Leopoldina, Laranjal, Muriaé, Miradouro, Fervedouro, Carangola, São Francisco do Gloria, entre outros. Na sexta-feira (28), Ronan Sollo abriu a programação de shows. No sábado (29), Débora Salgado agitou o público. Já no domingo (30), Chico Lobo cantou e encantou com sucessos da música popular brasileira, o que atraiu centenas de pessoas para assistirem ao seu show.

Para o cantor, um festival de viola representa o resgate da tradição caipira e a recuperação da autoestima daqueles que usam esse instrumento musical. “Fui muito bem recebido em São Francisco do Glória. A oportunidade de ser jurado no festival e ver como a tradição nessa região está rica me deixou muito feliz, pois são 30 anos dedicados à viola. Foi difícil julgar, pois o nível dos candidatos foi alto. Ver crianças, jovens e idosos participando nos anima”, conta.

O prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa, afirmou que o evento, inédito no município, é uma forma de resgatar e valorizar a cultura popular, além de proporcionar momentos de lazer para os franciscanos. “Nossa intenção era trazer as famílias do município para assistirem a um espetáculo cultural, e ver tantas pessoas prestigiando nossa festa mostra que estamos no caminho certo. É um orgulho muito grande para mim ver gente de todas as idades, crianças, jovens e idosos parados e com os olhares fixos no palco apreciando as apresentações. Mas quando a emoção tomava conta, soltavam a voz e cantavam junto, por isso esse festival obteve tanto êxito. Ano que vem, esse evento será melhor ainda”, comentou,  parabenizando os  participantes e agradecendo a todos os funcionários da Administração 2017/2020 que ajudaram na realização do evento.

“Vimos a necessidade de resgatar a valorização da cultura sertaneja, que é muito forte no município, ainda mais nesse momento, em que o Governo de Minas está fazendo um inventário dos violeiros e fabricantes de violas do Estado. Diante desse momento de evidência, resolvemos dar ênfase a esse trabalho cultural, que em nosso município passa de geração para geração”, completou o diretor de Cultura e Patrimônio Cultural de São Francisco do Glória, Rayque Lanes.

A festividade contou ainda com o concurso de violeiros, dividido em duas categorias, sendo a primeira no sábado, com músicas interpretadas, que premiou os três primeiros colocados, e a segunda, realizada no domingo, que premiou os três melhores compositores (músicas inéditas), em que foram distribuídos R$ 3.600,00 entre os vencedores. O campeão do segundo dia de festival foi Gilson Luiz. Natural de São Francisco do Glória, reside em Muriaé há muitos anos, mas está sempre ligado à sua terra natal. “Fui embora dessa cidade, mas a minha alma ficou aqui. Eu nasci na roça, gosto das coisas caipiras, a viola está no sangue. Foi uma alegria muito grande compartilhar momentos como esse com meus conterrâneos”, conta ele, que atua como cantor gospel e faz shows em todo o Brasil.

Confira os cinco primeiros colocados de cada etapa:
Intérpretes:
1º Lucas e Vinicius (Viçosa) – 48,7 pontos;
2º João Paulo e David (Muriaé) – 47,7 pontos;
3º Valdecir e Adilley (Muriaé) – 47,2 pontos;
4º Dadá Viola e Fernando (Fervedouro) – 46,5 pontos;
5º Marrom e Robertinho (Muriaé) – 46,2 pontos;

Inéditas (Composição Própria)
1º Gilson Luiz (São Francisco do Glória) – 47,1
2º Lula Cavalcanti e Pedro Pelaggi (Muriaé) – 46,9
3º Fábio Castro (Miraí) – 44,8
4º Marron e Robertinho (Muriaé) – 44,8
5º João Paulo e Davi (Muriaé) – 44,7

GALERIA DE FOTOS:

Deixe um comentário

Outras Notícias