Search
Close this search box.

Dia Mundial da Água é comemorado com atividades educativas e ações de conscientização

DSC_0606O Dia Mundial da Água foi comemorado em Muriaé com diversas atividades educativas e ações de conscientização, promovidas pelo Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), é comemorada em todo mundo no dia 22 de março, uma data oficial criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Em todos os anos, um tema específico é abordado. Este ano, “Água e Empregos” foi o assunto que pautou as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo.

As ações foram iniciadas na sexta-feira (18), com uma palestra de conscientização do uso racional da água no dia a dia, que aconteceu no Sesc. Os personagens Lili e Mocotó, cujos intérpretes são funcionários do DEMSUR, passaram a mensagem para as crianças participantes do Projeto Habilidades de Estudo (PHE), do Sesc, de forma lúdica e divertida.

Na segunda-feira (21), alunos de escolas municipais visitaram a Estação de Tratamento de Água Gávea (ETA Gávea), que produz 240 litros de água por segundo. Tudo que é produzido diariamente é consumido pela população muriaeense. A água consumida pelos muriaeenses é oriunda dos rios Glória e Preto.

“Eu gostei muito de ver o esforço das pessoas que trabalham no DEMSUR em manter a água limpa. Agora vou economizar mais água”, diz Ana Carolina Carneiro Bandeira, de 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro, durante visita à ETA Gávea.

“Gostei de conhecer todo o processo de tratamento da água”, completa o garoto Carlos Henrique do Carmo Neri.

Para a diretora da escola, Valéria Aparecida Costa Rodrigues, a visita à ETA Gávea deu oportunidade dos alunos de conhecerem, na prática, o que é explicado a eles em sala de aula, além de reforçar a importância de se economizar e cuidar da água. “Levar este conhecimento sobre o tratamento da água para os alunos foi importantíssimo, pois eles puderam ver a realidade do que é passado para eles em sala de aula. À medida que eles veem o trabalho que dá para tratar a água, vão passar a economizá-la”, considera.

Segundo o diretor geral do DEMSUR, Rodrigo Guarçoni, as ações comemorativas ao Dia Mundial da Água são uma “importante inciativa” da Prefeitura de Muriaé, Demsur e Secretaria de Meio Ambiente. “Temos a obrigação de preservar as nossas águas. Temos que trabalhar a conscientização de preservação deste bem, que hoje ainda não é tão escasso, mas que no futuro pode, sim, trazer muito problema para a população, caso não haja esta conscientização”, diz Guarçoni.

Já na terça-feira (22), Dia Mundial da Água, foi realizada a manutenção da Mina do Madurim, localizada no bairro Chalé, na presença de professores e alunos da Escola Municipal Professora Esmeralda Viana. Neste dia, foi feito o plantio de um jardim para enfeitar mais a região, além do fechamento, com cerca, para que não entre animais na mina. Conhecida na comunidade e redondeza pela qualidade de sua água, a Mina do Madurim recebe pessoas de bairros distantes.

A secretária de Meio Ambiente de Muriaé, Juliana Guarino, afirma que esta mina urbana é “muito importante e usada pela população”. “Queremos tornar o local mais agradável, porque sabemos que quanto mais agradável é o local, mais as pessoas cuidam dele. A população usa bastante esta mina, por isso essa mina precisa ser preservada”, ressalta a secretária.

Mateus Agostino da Silva, do 5º ano da “Esmeralda Viana”, que já tinha visitado a mina em outra oportunidade, conta que, na época, tinha lixo espalhado pelo local. “Eu pensei, quando vim aqui e vi um monte de lixo: as pessoas que jogam lixo aqui não têm coração com a vida da natureza. Lá em casa todo mundo economiza água”.

As crianças e adolescentes foram os principais alvos das ações comemorativas ao Dia Mundial da Água, pois são considerados disseminadores em potencial a serem “embaixadores” do meio ambiente.  Pelos relatos, os pequenos aprenderam a lição.

A programação das comemorações ao Dia Mundial da Água na cidade terminaram nesta quarta-feira (23), com a implantação de uma placa no ponto de formação do Rio Muriaé, no município de Miraí.

Participaram da ação o prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, o prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani, os secretários municipais de Meio Ambiente de ambos os municípios, respectivamente Juliana Guarino e Tarick Rodrigues, representante do SENAR e da Polícia Militar de Meio Ambiente, o presidente do Clubinho Ambiental da Escola Municipal Dr. Justino Pereira, o aluno Arthur Silveira e demais alunos da escola.

O prefeito Aloysio Aquino falou da importância da preservação, não só das nascentes, como de todo o meio ambiente, já que, nas últimas décadas, a degradação tem sido “muito grande”. “É fundamental essa atitude tomada pelas duas prefeituras e pela polícia ambiental, com a presença destas crianças do projeto, para que cresçam com a consciência da necessidade vital dos cuidados com o meio ambiente e com a água, que é fonte de vida”, conclui.

José Ronaldo Milani, prefeito de Miraí, ressaltou a importância do município na formação do Rio Muriaé. “É uma satisfação muito grande ter aqui o encontro dos dois ribeirões formando o Rio Muriaé, que é um rio muito importante para a nossa região. Hoje, estamos vivendo um momento muito crítico em relação a água e com o meio ambiente . Com certeza, hoje é um marco para nossa Miraí, por estarmos apoiando esse movimento”, assinala. O Rio Muriaé nasce na Serra da Peroba, através da junção dos ribeirões Samambaia e Bom Sucesso.

O objetivo da implantação da placa foi demarcar o ponto da formação do Rio Muriaé, local muito visitado por alunos de escolas da região, conscientizá-los da importância da preservação das matas para a vida dos cursos d´água, que se manifestam na forma de córregos, ribeirões, riachos e rios.

1 comentário em “Dia Mundial da Água é comemorado com atividades educativas e ações de conscientização”

  1. vale salientar que a idéia da Placa foi dos alunos do Programa de Educação Ambiental- PROGEA em Miraí que durante uma das lições (visita externa) desenvolvida ano passado ao local da formação do Rio Muriaé, observaram e sugeriram que o local deveria ser identificado com uma placa.

    Responder

Deixe um comentário

Outras Notícias