Search
Close this search box.

Corpo de Bombeiros completa dez anos de atuação em Muriaé

IMG-20160216-WA0010
Pelotão está localizado no Gávea

O Corpo de Bombeiros completa dez anos de atuação em Muriaé. Inaugurado no dia 17 de fevereiro de 2006, a fração atendeu, neste período, mais de 28 milhões de ocorrências, o que inclui resgates, atendimentos clínicos, salvamentos, entre outros.

Quando foi inaugurado no município, a fração, denominada 8º Pelotão de Bombeiros Militar, pertencia à então 2ª Companhia de Bombeiros Militar, situada em Barbacena, área de articulação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM).

A fração teve sua construção iniciada no dia 8 de março de 2005, sendo o local escolhido para a sua sede o bairro Gávea, por ser um ponto estratégico de fácil acesso aos bairros e um rápido deslocamento para as principais rodovias que cortam o município – as BR’s 356 e 116.

DSC05330Na época, com um efetivo de 31 militares, o então 8º Pelotão atendia a uma área de articulação de 31 municípios, entre Muriaé e região. Devido à criação de novas frações do Corpo de Bombeiros, a área de atendimento passou para 29 municípios, sendo que, em 2015, com a criação do Pelotão de Bombeiros em Leopoldina, a unidade de Muriaé passou a ser responsável por 17 municípios da Zona da Mata mineira, sendo o mais próximo o município de Eugenópolis (com aproximadamente 25 km de distância da sede do Pelotão), e o mais distante o município de Carangola (85 km). Hoje, o 2º Pelotão conta com um efetivo de 43 militares, distribuídos em quatro alas operacionais, administração e grupamento de prevenção e vistoria. Possui ainda sete viaturas e dois barcos disponíveis para o emprego operacional.

DSC05327Pertencente à 2ª Companhia de Bombeiros Militar, em Ubá, a fração tem como comandante o tenente Evandro da Silva. O seu primeiro comandante foi o capitão Patrick Tavares. O segundo militar a comandar o 2º Pelotão foi o tenente Acácio Tristão Gouvêa. Após a transferência do tenente Tristão, o Pelotão passou a ser comandado pelo tenente Thomaz Tassi de Freitas. Antes do atual comandante, tenente Da Silva, a fração foi comandada pelo tenente Clodoaldo Clemêncio da Silva.

Em 2015, o Corpo de Bombeiros de Muriaé realizou 3.954 atendimentos de ocorrências em toda cidade e região. Destaque para os acidentes automobilísticos, para as ocorrências do sistema resgate e ainda aos atendimentos referentes à prevenção. Além dos atendimentos operacionais, o Pelotão realiza trabalhos de prevenção e vistorias contra incêndio e pânico, formação de brigadas, coordenação e a execução das ações de Defesa Civil, palestras em escolas e recepção de público e também atua na capacitação anual no curso de primeiros socorros em piscinas.

Tenente Da Silva, comandante do 2º Pelotão
Tenente Da Silva, comandante do 2º Pelotão

Ainda no campo operacional, funciona na fração uma base descentralizada do SAMU, atuando em conjunto com os militares no atendimento de ocorrências pré-hospitalares.

“A presença do Corpo de Bombeiros em Muriaé é fundamental. Nós temos duas grandes rodovias que cortam o município e trechos de muitos acidentes e um fluxo de veículos muito grande, principalmente em feriados prolongados. Destacam-se o trecho perto da curva da Pratinha, onde muitos caminhões tombam, e também o trecho perto de Itamuri, onde muitos acidentes graves acontecem”, aponta o tenente Da Silva. Além disso, em Muriaé são registrados outros tipos de ocorrências, como casos clínicos e acidentes de veículos dentro da cidade, com destaque para os que envolvem motocicletas. “Muriaé possui demandas muito grandes, de grande relevância para a população. Dentre todas as atribuições específicas legalmente constituídas aos Bombeiros, cabe-nos a mais nobre das missões: salvar vidas”, finaliza o comandante do 2º Pelotão.

Deixe um comentário

Outras Notícias