Search
Close this search box.

Cerimônia de posse da diretoria da Loja Maçônica Templários de Laranjal

A Loja Maçônica Seareiros da Paz, localizada no Bairro São Francisco, em Muriaé, realizou na noite de segunda-feira (11), a cerimônia de posse do Venerável Mestre, André Vale, da recém-inaugurada, nº 371, filiada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

De acordo com o 2º Vigilante, Luís Otávio de Carvalho Moreira, com a posse de André Vale, a Loja Maçônica de Laranjal poderá seguir os princípios e objetivos da maçonaria, entre tanto, os de participar na realização de eventos sociais a serem destinados às entidades de assistência filantrópicas como as APAE’s, lares de amparo a idosos e creches, bem como, de prestar ajuda aos mais carentes e outros que se encontrem mais necessitados de amparo fraternal.

Há de se dizer, que por desconhecimento de parte da sociedade, do papel que representa a Maçonaria, enquanto voltada para os seus objetivos e finalidades sociais, ocorram comentários de pessoas nas comunidades, que por desconhecimento, denigram a Maçonaria, por desconhecerem o seu papel, ou seja, o verdadeiro trabalho do maçon. É de se acreditar que com a instalação da Loja Maçônica Templários de Laranjal, nº 371, no município de Laranjal, a Ordem Maçônica esteja dando mais um passo em direção à mudança de comportamento de ideias e impressões junto à sociedade como um todo, e, para isso irá contar com a serenidade e sobriedade dos trabalhos do Venerável Mestre André Vale, que com a sua diretoria realizará boas ações em prol da população local, bem como as de outros municípios, de onde for. “Por isso, é com muita alegria que comemoramos este importante momento”, conta.

A definição mais adequada da Maçonaria é a seguinte – “Maçonaria, forma reduzida e usual de franco-maçonaria, é uma sociedade filosófica, filantrópica, iniciática e progressista. Dentro da realidade atual, entretanto, a instituição não poderá ser considerada senão como sendo uma sociedade discreta. De caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. Seu adjetivo é o maçônico e maçônica”
A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite todos os homens livres e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, ou seja, “Deus”, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir à busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Faz-se importante ainda dizer, que os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias