Search
Close this search box.

Após reunião com o prefeito, servidores da coleta de lixo do Demsur têm horas extras garantidas

Reunião aconteceu na tarde de quinta-feira (4), no gabinete do prefeito
Reunião aconteceu na tarde de quinta-feira (4), no gabinete do prefeito

Após reunião com o prefeito, servidores da coleta de lixo do Demsur têm horas extras garantidas

Após uma reunião entre os servidores do setor de Limpeza Urbana do Demsur, o Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região e o prefeito Grego na tarde de quinta-feira (4), no Centro Administrativo, ficou definido, que o pagamento das horas extras desses servidores da autarquia será mantido.

A possível extinção ou mudança desse benefício gerou insatisfação entre os servidores do setor, que fizeram uma manifestação em frente ao Centro Administrativo na manhã de quinta-feira e paralisaram suas atividades. Os caminhões de coleta foram estacionados em frente ao prédio da Prefeitura e os garis protestaram pacificamente com palavras de ordem.

O prefeito Grego recebeu representantes desses servidores durante a tarde em seu gabinete, para ouvir as suas reivindicações. Estiveram também presentes o diretor-geral do Demsur, Geraldo Júnior e o presidente do sindicato, Ronaldo Alvarenga. O prefeito explicou que a possível extinção das horas extras – as consideradas indevidas -, seria uma recomendação do Ministério Público.

Ficou acordado que, “até segunda ordem”, o benefício será mantido, e também que uma reunião será marcada com o prefeito, juntamente com o sindicato e cinco servidores do setor, para que sejam discutidas as questões com mais profundidade, com bases legais e que atendam aos anseios dos garis, e, somente depois, seria decidido, de forma definitiva, sobre a questão.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região, Ronaldo Alvarenga, também apresentou, durante a reunião, um pedido (e que será posto em negociação) para beneficiar a carreira dos servidores do setor de Limpeza Urbana do Demsur e de outros setores: o cumprimento do primeiro item da Carta Compromisso, assinada por todos os candidatos a prefeito durante a campanha, de reajuste do piso salarial.

NOTA OFICIAL DO DEMSUR – O Demsur enviou à imprensa uma nota oficial sobre a paralisação dos garis. Confira abaixo a nota na íntegra:

“No início desta gestão do Demsur, a diretoria deparou-se com uma situação de pagamento de horas extras indevidas a alguns funcionários – elas funcionavam como complemento salarial. Como a atual gestão não compactua com tais práticas, vem adotando medidas para moralizar a administração, cortando várias dessas horas.

Inclusive tal fato não passou despercebido pelo Ministério Público de Minas Gerais que, no uso de suas atribuições constitucionais, recomendou ao Demsur que adotasse medidas para coibir tal prática ilícita. Atendendo a esta recomendação do Ministério Público de Minas Gerais, o Demsur efetuou o corte destas horas.

Os coletores de lixo foram contratados pelo Demsur através de concurso público, com carga horária de 40 horas semanais. Entretanto, além de habitualmente não cumprirem as 40 horas semanais regulares, alguns ainda vinham recebendo por serviço extraordinário não prestado.

A paralisação promovida pela categoria durante todo o dia de hoje foi para pleitear a suspensão dos cortes das horas extras. Em função da paralisação, foi realizada uma reunião entre uma comissão de garis, Sindicato dos Servidores Públicos, o prefeito Grego e a diretoria-geral e jurídica do Demsur. Nesta reunião, o prefeito Grego decidiu suspender temporariamente a medida adotada pelo Demsur com a finalidade de abrir um debate mais aprofundado sobre o tema, já que os garis ameaçavam entrar em greve, o que geraria grande prejuízo para a população muriaeense.”

*Matéria atualizada às 20h de quinta-feira (4)

 

Deixe um comentário

Outras Notícias