Search
Close this search box.

Dia de Campo capacita produtores para criação de peixes ornamentais

DSC_1185Com o objetivo de incentivar o potencial que a cidade possui no setor de piscicultura ornamental e capacitar criadores desse segmento, o Dia de Campo reuniu produtores para discutir novas alternativas para melhorar a produção.

O encontro aconteceu na última quinta-feira (27), na Fazenda Rochedo, em São João do Glória, e contou com a presença de especialistas do segmento. Entre os temas abordados estão regularização ambiental, o potencial da piscicultura ornamental, o poder econômico gerado na região com a atividade e o mercado do setor.

Muriaé e região são as maiores produtoras de peixes ornamentais do país, responsável por 70% da produção nacional. O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho, afirma que “a piscicultura ornamental é uma área que já produz na cidade e pode vir a produzir muito mais, gerando desenvolvimento e renda para os muriaeenses, por isso a importância de se ter mais conhecimentos sobre o setor e a produção de peixes ornamentais”.

O evento também contou com a participação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (SEAPA), que apresentou ao público os projetos que o Governo Estadual tem para o setor. “A Zona da Mata é a região que mais produz peixes ornamentais no país. Por isso, estamos buscando convênios com o Governo Federal para dar mais crédito aos piscicultores daqui. Outra grande demanda do setor é pela regularização e licenciamento dos empreendimentos aquícolas”, relata a diretora de Aquacultura da SEAPA-MG, Ana Carolina Castro Euler.

O veterinário, piscicultor e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), Gabriel Miranda Batista, ressaltou que a piscicultura é desenvolvida em Muriaé há mais de 40 anos e é um setor que está em constante crescimento. “Hoje, evoluímos muito. Fazemos até cruzamentos de espécies para a geração de novas categorias de peixe. Produzimos grande parte dos peixes ornamentais do Brasil. O que precisamos é de mais apoio de políticos, para enxergarem a importância dessa atividade, que é referência na nossa região e que é a maior produtora de peixes ornamentais do país. A piscicultura ornamental está em constante crescimento”, comenta.

Criador de peixes ornamentais há 28 anos, Leandro Pereira Ferreira Filho e o irmão, Luciano Eliseu Pereira, fornecem peixes para vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Eles afirmam que a maior dificuldade, atualmente, está no preço. Apesar disso, ele acredita no crescimento do setor. Sua produção média mensal é de 500 mil peixes. “A tendência é aumentar a produtividade e a qualidade dos peixes”, afirma.

GALERIA DE FOTOS:

Deixe um comentário

Outras Notícias