Search
Close this search box.

Próxima sessão da Câmara será alterada devido à diplomação dos eleitos

camara-municipal-5Devido à diplomação dos vereadores eleitos para 2017, que coincide com o dia da sessão ordinária da Câmara de Muriaé, que ocorre todas as terças, às 18h30min, excepcionalmente na próxima semana a reunião habitual será realizada na quarta-feira (7), às 14h. A decisão foi tomada pelos vereadores em conjunto no plenário da Câmara, na última reunião realizada na terça-feira (29). Nesse dia, os vereadores também aprovaram três projetos de lei.

ESTÚDIO MUNICIPAL DE AUDIOVISUAL DE MURIAÉ RECEBE DENOMINAÇÕES – O Estúdio Municipal de Audiovisual de Muriaé, a ser instalado no subsolo do Paço Municipal (antiga sede da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Pacheco de Medeiros), teve seus estúdios de audiovisual e fotografia denominados na Câmara de Muriaé. O estúdio de audiovisual recebeu a denominação de José Theodoro Pires Júnior e o estúdio de fotografia recebeu o nome de Hellem Silva.

O Estúdio Municipal de Audiovisual foi instituído em lei, em 2014, com o objetivo de ser destinado a atender aos diversos segmentos musicais da cidade, como bandas, músicos independentes, corais e similares, a fim de alcançarem o mercado da música, oportunizando ensaios, gravações e comercializações de CDs, além de articular projetos e outras ações contínuas para difusão e divulgação dos segmentos de audiovisual e temas afins. O espaço, em obras, será destinado à integração de músicos, fotógrafos, produtores de áudios e vídeos, alunos das escolas municipais de artes e artistas em geral.

José Theodoro Pires Júnior, que nomeia o estúdio de audiovisual, foi proprietário da Rádio Sociedade Muriaé (ZYD-2), tendo tido uma presença marcante na vida cultural e social de Muriaé nas décadas de 1940 até o início da década de 1970, quando faleceu, tendo aberto espaço em sua emissora para nomes significativos na produção cultural de Muriaé, como Jorge Barroca. José Theodoro foi diretor da Companhia Telefônica de Muriaé, vereador, presidente da Associação Comercial de Muriaé, dentre outras destacadas entidades do município. Também foi radioamador e presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre). É pai de Zulnara Pires, radialista e jornalista que se destacou na apresentação de grandes eventos de Muriaé, como os festivais da canção, e avô do vocalista da Banda Zem, José Wilson e do atual presidente da OAB/Muriaé, Paulo Sérgio Pires do Amaral.

Já Hellem Silva, mais conhecido como Lelem, foi um dos pioneiros na arte da fotografia em Muriaé, tendo construído uma carreira em outras cidades, incluindo o Rio de Janeiro. Foi proprietário na cidade do Hellem Foto Studio, pelo qual registrou grandes momentos da vida cultural, social e política da cidade nas últimas décadas do século XX, além de ter executado o ofício de perito fotográfico da polícia, de forma voluntária, durante muitos anos em Muriaé. É pai de Helena Torres e do médico nefrologista Helen Silva.

DENOMINAÇÃO DE CENTRO CULTURAL HÉLIO LOPES – O prédio onde se localiza a Biblioteca Pública Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira e o Teatro Gregório de Mattos Guerra recebe a denominação de Centro Cultural Hélio Lopes. Constituído sob a gestão da Fundarte, o centro será um espaço para articulação de projetos e outras ações contínuas para a difusão e divulgação do conhecimento, da arte e da cultura, além de fomentar eventos culturais de natureza erudita e popular, como festivais, mostras, encontros, feiras, seminários, mesas-redondas e debates de temas afins.

Hélio Lopes é um escritor nascido em Eugenópolis, mas que marcou a vida acadêmica em Muriaé, tendo lecionado literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina. Um homem do mundo, formou-se na USP, em São Paulo, após deixar o hábito (era frade franciscano), tendo já lecionado cursos em várias faculdades a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, como a Universidade de Roma, Itália, onde ficou dois anos.

AMPLIAÇÃO DA ÁREA URBANA DE MURIAÉ – O perímetro urbano de Muriaé passou por uma ampliação aprovada na Câmara de Vereaodres por meio da Lei 5.344/2016, a fim de que a região localizada nas proximidades do presídio possa receber a construção de duas novas empresas na cidade, sendo uma do segmento automotivo, com desmontagem e reciclagem de peças automotivas, e a outra de revenda de peças automotivas remanufaturadas/usadas. As duas novas empresas abrem novas perspectivas de surgimento de mais postos de trabalho em Muriaé nos próximos anos. Além disso, a ampliação do perímetro urbano proporciona melhores condições de crescimento urbano do município em uma região onde já se têm instalados nas proximidades vários empreendimentos significativos, como o SESC, o Estádio de Soares de Azevedo, do Nacional, dentre outros.

*Matéria atualizada às 16h40min

Deixe um comentário

Outras Notícias