Search
Close this search box.

Programa ambiental da CBA é destaque do 25º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica

Desenvolvido com o objetivo de promover a preservação e a reabilitação ambiental, o Programa Reflora foi premiado por seus benefícios ao meio ambiente e a população

A atuação socioambiental da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) segue trazendo transformações relevantes e conquistando reconhecimento no setor. O Programa Reflora foi agraciado com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica, promovido pela Revista Minérios & Minerales, em cerimônia realizada no dia 23 de maio, na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais.

O grande destaque foi para a segunda edição do Programa, que visa promover gestão, prospecção e capacitação técnica de proprietários rurais interessados em reflorestar Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), além de áreas não-protegidas que estejam degradadas, com o uso de mudas de espécies nativas. Desenvolvida em parceria com o Instituto Votorantim e Reservas Votorantim, a iniciativa oferece mudas e serviço de plantio para os proprietários locais, e atualmente contempla mais de 30 cidades nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

“A CBA busca gerar um ambiente de valor compartilhado com uma operação sustentável, desenvolvendo as comunidades com presença da Companhia e influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio. Esse importante reconhecimento reflete nosso compromisso público de promover a sustentabilidade e a recuperação ambiental. Nossa meta é continuar trabalhando na ampliação deste e demais projetos que incentivem o reflorestamento e a biodiversidade”, declara Leandro Faria, Gerente Geral de Sustentabilidade da CBA.

Além da premiação, a Companhia também foi convidada para ministrar uma palestra sobre o seu projeto de Beneficiamento Móvel, compondo a programação do dia 24 de maio do 14º Workshop Opex 2023, evento voltado para apresentação de ações inovadoras do setor mineral.

O Beneficiamento Móvel é um projeto piloto da parceria CBA-UFV e fornecedores de equipamentos, que visa a produção do minério beneficiado próximo às frentes de lavra, em instalações compactas e semimóveis. A inovação elimina a geração de resíduos e, consequentemente, a necessidade de barragens. Nesse modelo, os resíduos argilominerais são transformados em um tipo de solo pronto e melhorado, que pode ser aplicado diretamente no processo de reabilitação ambiental das áreas mineradas.

O gerente de Mineração das Unidades da Zona da Mata Mineira e palestrante da CBA no evento, Christian Fonseca de Andrade, celebrou o reconhecimento da atuação socioambiental realizada pela Companhia na região. “É com muita satisfação que apresentamos os projetos inovadores como o Reflora e o Beneficiamento Móvel com a produção do Tecno-solo, além de reconhecer a atuação das mulheres na mineração. Nossa atuação vem se destacando no setor mineral, sendo uma referência para os mineradores. É um reconhecimento que nos motiva a continuar avançando por um modelo de mineração cada vez mais sustentável”, destaca.

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica

Chegando em sua 25ª edição em 2023, o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica tem por objetivo divulgar os projetos de aumento de produtividade, redução de custos e inovação desenvolvidos pelas equipes de diversos setores em uma mineradora. Os projetos são avaliados por um júri independente e os autores premiados recebem troféu e diploma como reconhecimento em solenidade.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Deixe um comentário

Outras Notícias