Search
Close this search box.

Muriaeense conquista Prêmio Nacional ‘Prof. Guaracy Vieira’ por trabalho de mestrado

Muriaeense conquista Prêmio Nacional Prof. Guaracy Vieira por trabalho de mestrado
Professor Edson Arlindo Silva e Wellington Alvim

O muriaeense Wellington Alvim da Cunha é o vencedor do Prêmio Nacional ‘Prof. Guaracy Vieira 2015’, que é concedido anualmente aos trabalhos selecionados nas áreas de Economia, Administração e Sociologia Rural. Formado em Serviço Social pela Faminas em 2010, Wellington, de 27 anos, fez mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O prêmio tem o objetivo reconhecer publicamente e incentivar a produção de dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos de iniciação científica junto aos centros nacionais de pesquisas e pós-graduação do país e instituições de Ensino Superior que se dedicam a temas relacionados à Economia, à Sociologia e à Administração Rural.

A cerimônia de outorga aconteceu durante o 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), realizado entre os dias 26 e 29 de julho, na Universidade da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Com o trabalho intitulado “Efeitos dos Programas Governamentais de Aquisição de Alimentos para a Agricultura Familiar no Contexto Local” e orientado pelo professor Edson Arlindo Silva, Wellington Alvim recebeu o prêmio de Melhor Dissertação em Administração Rural.

O trabalho premiado buscou compreender os efeitos dos programas governamentais de aquisição de alimentos (PAA e PNAE) gerados na agricultura familiar, mais especificamente, como a agricultura familiar e os agricultores familiares de Espera Feliz  estão mudando seus processos, dinâmicas e produtos em função das políticas de compra governamental. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas junto aos 61 produtores beneficiários do PAA e PNAE associados à Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz (COOFELIZ).

Para o muriaeense, é uma satisfação representar tanto a UFV quanto a Zona da Mata mineira. “A Zona da Mata é formada por muitos agricultores familiares, que têm muitos desafios nessa área. Mas também é uma satisfação mostrar para o Brasil a realidade da nossa região, tudo o que vem ocorrendo, os benefícios das políticas públicas e ações governamentais em prol deste público, o qual ficou, há muito tempo, sem ações do Estado para fomentar o desenvolvimento”, diz.

Ainda segundo o muriaeense, seu trabalho contribuiu para o desenvolvimento da agricultura familiar, que, atualmente, é responsável por 70% da alimentação dos brasileiros. “A agricultura tem uma grande importância para a economia nacional, e a maioria dos agricultores são familiares”, frisa.

A pesquisa permitiu diagnosticar vários efeitos dos programas junto aos seus beneficiários no município de Espera Feliz, entre eles o aumento de produção, trabalho e renda; diversificação produtiva e acesso a novos mercados; fortalecimento das organizações associativas locais, ampliação das relações institucionais entre órgãos públicos e privados, maior envolvimento familiar na produção; o incentivo a uma agricultura familiar livre de agrotóxico; melhoria na alimentação das famílias e aumento da qualidade dos produtos.

“Verificou-se que a operacionalização do PAA e PNAE imprimiu uma nova dimensão e significado para a agricultura familiar no município, onde o esforço conjunto entre entidades públicas e privadas foi importante nesse processo. No entanto, os programas no município encontram alguns desafios, como a falta de infraestrutura e logística, escala de produção, assistência técnica, planejamento da produção, certificação, sistema de gestão de qualidade e princípios de contratos formais. Resguardados os desafios, conclui-se que a identificação de efeitos em todas as quatro categorias analisadas indica que os programas têm gerado múltiplos efeitos positivos para a agricultura familiar”, relata.

A dissertação do muriaeense já se encontra com a editora e será transformada em livro. Em breve, o trabalho também estará disponível no site da Universidade Federal de Viçosa.

Deixe um comentário

Outras Notícias