Search
Close this search box.

Exames laboratoriais poderão ser coletados na própria Unidade pelo UBS

O Projeto de lei Nº 102/2024, de autoria do Vereador Devail Gomes Correa (PP), instituindo o Programa UBS Resolve em Muriaé foi aprovado na última reunião ordinária de maio na Câmara. A iniciativa propõe a coleta de exames laboratoriais nas unidades de saúde, ficando a Secretária Municipal de saúde responsável pela logística para implementar a referida prestação de serviço a população nas unidades de saúde.

Pelo projeto, as unidades de saúde, passarão a fazer as coletas de exames receitadas pelos médicos das unidades. A unidade de saúde fica responsável de receber os pedidos de exames após as consultas médicas, de segunda a sexta e realizar sempre no 1° dia útil da semana seguinte. Já o laboratório municipal ficará responsável por receber as coletas das unidades de saúde, realizar os exames e encaminhar os referidos resultados a cada unidade solicitante.

Segundo o autor, o programa “visa uma logística e praticidade aos moradores de cada bairro, a onde possui uma unidade de saúde, o novo conceito de atenção básica adotada, visa beneficiar os pacientes cadastrados nas unidades de saúde, que já conta com um quadro clínico e profissionais de enfermagem, evitando assim deslocamentos de 3 vezes ao laboratório municipal para marcação, retorno para realizar e depois voltar para buscar o resultado.

Sendo assim, demanda um gasto a população e também gerando uma demora no diagnóstico médico, que muita das vezes demora meses para realizar os exames, o referido programa visa desafogar a centralidade nos exames no laboratório municipal, e tem como objetivo tornar as unidades públicas de saúde mais práticas e resolutivas para os usuários.

Além da coleta na própria unidade, o paciente não precisará mais buscar o resultado do exame, que chegará diretamente para o médico, no retorno da consulta com a facilidade de pegar o resultado na hora da consulta, tendo a finalidade de oferecer mais conforto, dinamizar o fluxo de encaminhamentos de exames e proporcionar rapidez nos resultados”.

Ele tem “o propósito de gestão ampla ao município e aos usuários, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde conta com a infraestrutura profissional e administrativa para gerir o referido programa, não gerando assim mais gastos e sim economia e praticidade ao município e aos usuários”, complementa o Vereador.

Deixe um comentário


Outras Notícias

Conteúdo protegido. Para compartilhar o site ou notícias use o link ou os botões de compartilhamento.