Search
Close this search box.

Escola São Paulo se reinventa em meio à pandemia e é eleita Destaque do Ano

O ano de 2020 representou a chegada de novos desafios para a centenária história da Escola São Paulo. Mesmo diante do cenário difícil, sem a possibilidade de aulas presenciais, a instituição soube se adaptar e continuar a escrever capítulos memoráveis em nossa cidade. Por isso, foi eleita, mais uma vez, “Destaque do Ano” em sua área de atuação.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, mesmo sem poderem frequentar a escola, os alunos da ESP não ficaram parados. Com a plataforma “Positivo On”, a qualidade do ensino foi mantida e os alunos seguiram, da melhor forma possível, o calendário acadêmico, acompanhando as atividades em tempo real.

Empenhada em estar preparada para o imediato retorno das aulas presenciais assim que autorizadas pelas autoridades competentes, a Escola São Paulo vem buscando protocolos de biossegurança em instituições de ensino não somente do Brasil, mas principalmente em países onde o ensino presencial não foi interrompido. “A ESP está preparada para oferecer total segurança a seus alunos, respeitando uma volta gradual, facultativa e que possibilite às famílias a escolha pelo presencial ou online”, contou o diretor José Nicodemos Couto.

Eventos tradicionais, como a Festa Junina e as Formaturas, foram adaptados. Em junho, uma carreata junina levou alegria aos alunos, que puderam acompanhar a passagem dos veículos sem sair de casa. Já a formatura do Ensino Infantil, por exemplo, foi realizada em pequenos grupos, evitando a aglomeração.

História

Fundada em 1913 pelo Dr. Mário de Ururahy Macedo, com o nome de Atheneu São Paulo, a instituição passou, em 1944, às mãos do Sr. Raphael José de Oliveira Barreto, que a doou a Diocese de Leopoldina para impedir o fim das atividades. Durante quase 30 anos, até 1972, a Diocese cuidou da manutenção da instituição, retornando-a, ao fim do período, à família Barreto. Em 1982, é criado o Instituto Raphael Barreto, entidade sem fins lucrativos, que passa a ser o mantenedor da Escola São Paulo.

Durante todos estes 108 anos de atividades, a Escola São Paulo sempre despontou como referência na Educação e participou ativamente da vida de diversas gerações familiares em Muriaé e toda a região. Entre seus mais célebres ex-alunos, está o nome de José Alencar, ex-vice-Presidente da República.

Toda essa história de vitórias e conquistas não impediu que a Escola São Paulo também se modernizasse. Atualmente, sob a direção de José Nicodemos Couto, a ESP conta com uma das melhores estruturas físicas de todo o estado, oferecendo educação de qualidade e lições que vão além da sala de aula, auxiliando a formação de uma sociedade mais justa e preparada para todos os desafios.

Deixe um comentário

Outras Notícias