Search
Close this search box.

Editorial

O movimento feito pelos familiares de policiais no estado do Espírito Santo nas últimas semanas que passaram, estampou a fragilidade dos governos no que diz respeito à segurança pública e mostra a falta de zelo com a qual a questão vem sendo tratada há anos.

Diz a Constituição que a segurança é um direito do cidadão e um dever do Estado, mas nem tudo que reza a Carta Magna é respeitado pelo poder público. A má administração da maioria dos estados brasileiros levou-os a essa situação de calamidade. A gastança sem limites, as fraudes e os ralos por onde escoam as gordas arrecadações, frutos dos altíssimos impostos e taxas pagos pelos contribuintes desequilibram as contas púbicas, fazendo com que os mais elementares direitos da população sejam negados.

O que mais impressiona é que o cidadão que cumpre o seu papel dentro da sociedade, trabalhando e pagando os seus impostos, se torna uma eterna vítima da insegurança, permanecendo sempre à mercê de bandidos inescrupulosos, fraudadores, estelionatários ou delinquentes de todos os tipos. O que se viu nos últimos dias nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foi somente a consequência da paralisia dos governos, sendo, em sua maioria, lenientes com a imoralidade que se instalou no país, como se fosse uma doença incurável.

Parece-nos que a crise moral e a inversão de valores que se instalaram no país não têm mais fim. São falcatruas, golpes, fraudes e corrupção das mais variadas modalidades a manipular as consciências dos indivíduos, de forma a parecer que todos esses delitos fazem parte do cotidiano, e que a sociedade tem a obrigação de conviver com este estado de coisas.

É preciso fortalecer e acreditar nas instituições, mas não se pode deixar que a subversão da ordem e a inversão dos valores morais possam ter espaço nas consciências dos indivíduos, como se estivesse tudo dentro da normalidade, pois, afinal, como sempre acontece, os trabalhadores, os bons e os justos é que continuarão a pagar a conta.

Deixe um comentário

Outras Notícias