Search
Close this search box.

Audiência pública discute situação do Centro de Zoonoses

Audiência pública discute situação do Centro de ZoonosesA Câmara de Muriaé realizou uma audiência Pública, na noite desta sexta-feira (1º), para discutir a situação do Centro Regional de Zoonose São Francisco de Assis – conhecido como Canil Municipal -, após denúncias de maus tratos aos animais.

A sessão teve início às 19h30min, com duração de três horas. Estiveram presentes o tenente Leonel, representando a Polícia Militar, Paula Lopes, representando a secretaria adjunta de Saúde do município e integrantes de ONG’s e associações que atuam na defesa e cuidado dos animais – “Pedido de Socorro Muriaé” (PSM) e “Amicão” -, além de simpatizantes da causa.

A nova coordenadora do Centro de Zoonoses, Luciana Schelb, em nome da Secretaria de Saúde, pontuou algumas das novas medidas que irá colocar em prática a partir de 2016. Ela garantiu uma nova reestruturação e planejamento do canil. Segundo ela, entre as mudanças para o próximo ano está a adequação nas visitas, que poderão ser feitas às segundas, quartas e sextas, no período da tarde. Às terças e quintas, acontecerão as cirurgias. Ela pediu ainda a parceria entre as entidades de proteção aos animais e um voto de confiança para organizar o canil.  Representantes das ONGs expuseram a indignação com relação ao tratamento aos animais e pediram empenho dos vereadores para resolver a situação.

A vereadora Helena Carvalho ressaltou que as obras do Centro de Zoonoses não foram concluídas porque faltou verba e prometeu acompanhar de perto a situação.

Durante a reunião, foi aprovado por todos os vereadores, aguardando para ser sancionado, o projeto sobre Conselho Municipal de Bem-estar dos Animais e também a lei que institui o Código de Posturas dos Animais, de autoria dos vereadores Ademar Carmerino e Helena Carvalho, apoiada pelos demais vereadores.

Sobre uma pergunta para onde os animais recolhidos, vítimas de maus tratos, serão levados, foi dito que será traçada uma logística pela Secretaria de Saúde de como isso será informado às polícias Militar e Civil.

Ao final da audiência, o presidente da Câmara, Joel Morais de Asevedo Júnior, ressaltou alguns pontos importantes e que foram constados em ata. Todos estiveram de acordo e assinaram o documento.

A próxima reunião da Câmara acontecerá na segunda-feira (7), às 18h30min.

Deixe um comentário

Outras Notícias