Search
Close this search box.

Associação Brasileira de Bancos alerta para fraudes e golpes financeiros durante o carnaval

Em meio à festa do carnaval, os foliões precisam redobrar os cuidados para evitar cair em golpes financeiros. Nessa época, os criminosos costumam aproveitar a distração das pessoas para cometer fraudes. A ABBC – Associação Brasileira de Bancos, idealizadora da campanha Tem Cara de Golpe, que busca conscientizar os consumidores sobre os principais golpes financeiros, traz dicas importantes para que os foliões se protejam e aproveitem o carnaval com mais segurança.

Entre as situações mais comuns, estão os golpes com cartões. Ao comprar bebidas e lanches em um bloquinho de carnaval, por exemplo, tenha muito cuidado. Nunca entregue o cartão diretamente ao vendedor, especialmente na rua. Criminosos podem se passar por comerciantes, memorizar sua senha e trocar o cartão.

Na hora do pagamento, nunca aceite passar ou aproximar o cartão ou o celular da maquininha se o visor estiver apagado ou quebrado. Golpistas podem inserir um valor muito acima do que você teria que pagar. “O consumidor também deve estar sempre atento para a segurança de seu celular. Escolha senhas robustas e ative diversas camadas de segurança, como autenticação de duplo fator, biometria ou leitor facial para os aplicativos”, alerta Sílvia Scorsato, presidente da ABBC. 

Caso caia em um golpe, avise imediatamente o banco que você acessa via aplicativo, acione as autoridades competentes e, também, comunique à sua operadora o IMEI (código para identificação) do aparelho para que ela consiga bloquear e retorná-lo, de forma remota, às configurações de fábrica. 

A ABBC está divulgando um vídeo em suas redes sociais para chamar a atenção para os golpes mais comuns que podem acontecer durante o carnaval. O site www܂temcaradegolpe܂com܂br traz mecânicas interativas, como vídeos educativos, perguntas e respostas, cards com informações sobre as principais fraudes e as estratégias de prevenção, assim como materiais que podem ser compartilhados e um quiz para avaliar o nível de vulnerabilidade a golpes.

Sobre a ABBC – A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983 para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios a seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem mais de 100 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, fintechs e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltados para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição estão as ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção a fraudes. 

Deixe um comentário

Outras Notícias