Search
Close this search box.

AMLE elege novo acadêmico

A Academia Muriaeense de Letras (AMLE) reuniu-se em assembleia extraordinária, na tarde de sábado (19), em sua sede na Avenida Eudóxia Canedo, no Centro, promovendo a eleição do novo acadêmico Natalino da Silva de Oliveira, que ocupou a cadeira de número 30 (vaga por motivo de falecimento do então titular, José Alcino Bicalho), cujo patrono é Machado de Assis.

A escolha se deu por voto secreto, após a leitura dos perfis de cada um dos nove pretendentes apresentados em formulários, via internet, pelos próprios inscritos, em concordância com edital específico para este fim.

Natalino da Silva de Oliveira nasceu em 25 de dezembro de 1980, é casado, reside em Muriaé e é professor de Língua e Literatura no Instituto Federal Sudeste (IF Sudeste). O novo acadêmico é graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Teoria da Literatura, também pela UFMG; doutor em Literatura Comparada (UFMG) e em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas).

Natalino possui três livros publicados: “Fio de Contas” (Poesia); “Rareza” (Poesia); “Estética da Dissimulação na Literatura de Machado de Assis” (Crítica e teoria literária). E os seguintes artigos: “O visível e o legível em Perros Héroes de Mario Bellatin; Maldito tango: disimulación y traiçón en Boquitas pintadas de Manuel Puig”; “Simulação e Dissimulação: Reflexões sobre a estética em ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e ‘As Visitas do Dr. Valdez’”; Jim Burns, Fulano-de-Tal e Nós; “A Literatura Bellatiniana e a Narrativa Performática“.

Em ato contínuo ao resultado, o presidente da AMLE comunicou ao então acadêmico escolhido que de pronto aceitou a indicação e brevemente será empossado como o mais recente imortal a ingressar na instituição.

Deixe um comentário

Outras Notícias