Search
Close this search box.

Vem aí a III Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases

Pelo terceiro ano, o Grupo de Amigos de Autistas de Cataguases (GAAC) se reúne para realizar a III Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases. O objetivo é discutir o tema com profissionais especializados e fomentar a discussão sobre preconceito e inclusão social, além de conscientizar e reforçar a importância de um diagnóstico precoce do Transtorno Espectro Autista (TEA).

“Percebemos no nosso dia a dia que a falta de informação alimenta o preconceito. Sabemos que podemos contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças no município, cujos familiares não tem acesso a informações sobre os direitos, formas de inclusão e tratamentos do autismo. Vemos através de nossa filha, que os autistas são capazes de superar seus limites e de desenvolver suas potencialidades. Por isso, a realização da Semana do Autismo”, conta Fernanda Vidal, organizadora do evento e mãe da Lara de nove anos com autismo.

A III Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases terá início na próxima segunda-feira (2), às 18h30, com a Caminhada Azul. O ponto de encontro será na Praça Chácara Dona Catarina saindo em direção ao Paço Municipal, na Praça Santa Rita. Logo em seguida, o prédio da Prefeitura Municipal de Cataguases será iluminado com a cor azul, que representa a cor do autismo.

A programação segue até sábado (7), com palestras e com o III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo, conforme programação abaixo. As inscrições para o simpósio já estão abertas e podem ser feitas pelo site gaac.vpeventos.com no valor de R$ 25,00 os dois dias com certificado. As palestras serão ministradas por profissionais da área dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e por pais de autistas. O simpósio acontecerá no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases.

“Hoje mais de dois milhões de pessoas no Brasil são autistas. A estimativa é que para cada 65 nascimentos, um tenha o Transtorno do Espectro Autista, chamado de TEA, caracterizado por alterações de comunicação, interação social e de comportamento. Nem sempre está associado à deficiência mental. Pelo contrário, algumas crianças têm inteligência normal ou mesmo acima da média. Por isso, a informação é fundamental para o tratamento do autismo, de forma que as crianças se adaptem mais facilmente ao mundo real”, explica Arethusa Lopes, professora especializada em Autismo.

Confira a programação completa:

Dia 2 de abril (segunda-feira): Caminhada Azul. O ponto de encontro será na Praça Chácara Dona Catarina, às 18h30, saindo em direção ao Paço Municipal, na Praça Santa Rita. Após a caminhada, o prédio da Prefeitura Municipal de Cataguases será iluminado com a cor azul, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Dia 3 de abril (terça-feira): Workshop – pais e profissionais de educação de autistas de Cataguases irão compartilhar suas histórias, vivências e práticas reais da família de um autista com a mediadora Jaqueline Lima, coordenadora do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI) de Cataguases, na Escola Estadual Coronel Vieira.

Dias 4 e 5 (quarta e quinta-feira): serão realizadas palestras nas escolas com o tema ‘Você sabe o que o Autismo’, ministradas pelas psicólogas Carolina Gouveia, Arethuza Lopes e Priscila Machado, especialista em Educação Especial e Mediação Escolar no TEA e do grupo PROLER.

Dias 6 e 7 (sexta e sábado): simpósio com profissionais renomados e reconhecidos nacionalmente.

“Nosso objetivo é conscientizar, trazendo informações e experiências, diminuindo o preconceito e aprimorando nossos conhecimentos para que nossos filhos autistas sejam recebidos pela comunidade e se sintam acolhidos. Por isso, convidamos profissionais da área médica, educadores, pais de filhos autistas e a população em geral que têm interesse em saber mais sobre o Autismo”, completa, Ernane Sirino, organizador do evento, pai da Lara, e um dos fundadores do GAAC, criado em 2014 e formado por pais de crianças autistas que se reúnem para compartilhar e trocar experiências e práticas sobre seus filhos.

Créditos: ASCOM GAAC

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias