Search
Close this search box.

“Um dia no Pronto Atendimento”: UNIFAMINAS realiza 3ª Simulação Realística 

O UNIFAMINAS realizou, na manhã de quarta-feira (24), no 4º andar da Fundação Cristiano Varella, sua 3ª Simulação Realística. Neste ano o evento simulou “Um dia no Pronto Atendimento”, de forma interna no Laboratório de Simulações Realística (SIMULAB). Contando com a participação de aproximadamente 150 envolvidos, entre alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, profissionais administrativos do UNIFAMINAS e dos cursos citados.

A Simulação Realística tem como principal objetivo envolver os acadêmicos nas práticas da profissão e capacitá-los em diversas experiências hospitalares de urgência e emergência.

O médico Cristiano Valério Ribeiro, coordenador do SIMULAB, disse que um dos maiores desafios do profissional de Saúde no Brasil é o atendimento de urgência e emergência. “Dessa forma, nós do UNIFAMINAS procuramos proporcionar ao aluno, no período de duas horas, os principais acontecimentos de um plantão hospitalar de emergência dentro do nosso país. Para isso, criamos, o mais próximo da realidade, 40 casos que julgamos representativos, que acontecem na rotina de um Pronto Atendimento, de forma que o aluno possa vivenciar, ao longo de sua graduação, antes de seu ingresso no mercado de trabalho, em um ambiente seguro”.

De acordo com Cristiano, para vivenciarem a simulação, foram criados diversos casos de atendimento, do mais tranquilo ao mais grave. “As situações foram distribuídas na mesma lógica que acontecem em um Pronto Atendimento. Tivemos casos adultos, pediátricos, pacientes clínicos, alguns casos de trauma e atendimentos de gestante. Tudo o que se aproxima da rotina de um Pronto Atendimento em território nacional. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os alunos e todos os colaboradores envolvidos nesta 3ª Simulação Realística”.

Juliana Barroso Rodrigues Guedes, supervisora do SIMULAB, disse que nesta Simulação Realística, foram utilizados manequins. “Os manequins se passaram como pacientes e, assim, conseguimos simular qualquer tipo de atendimento, proporcionando aos alunos um momento de aprendizagem e vivência profissional. Além disso, alguns alunos também fizeram o papel de pacientes, simulando uma situação rotineira. Acadêmicos de períodos mais avançados fizeram os atendimentos. Dessa forma, tivemos a participação ativa de alunos do 1º período até o 9º”.

Segundo Juliana, todos os cursos de Saúde que possuem aulas práticas passam pelo SIMULAB em algum período. “Os alunos, desde os primeiros períodos até o internato do curso de Medicina, passam pelo laboratório para vivenciarem esta experiência”.

 

*É expressamente proibida a cópia, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro, na totalidade ou em parte, deste material sem a prévia autorização, por escrito, da direção do jornal A NOTÍCIA.

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias