Search
Close this search box.

Sicoob Credisudeste apoia 17º Concurso de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas

O Sicoob Credisudeste apoia o Circuito Mineiro de Cafeicultura, que contou com a realização do 17º Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas (Região de Muriaé- 2018). O encerramento ocorreu na última quinta-feira (18), no restaurante Sesc de Muriaé, quando os vencedores foram premiados.

O concurso é uma promoção da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A região das Matas de Minas sediou uma das 30 etapas do Circuito.

Ao todo foram 15 competidores, em três categorias (Terras Baixa, Terras Altas e Cereja Descascado), sendo os vencedores:

Categoria Natural – Terras Baixas

Walace Ferreira Pedrosa – 1º Lugar (São Francisco do Glória)

Rosana Borges Miranda Pedrosa – 2º Lugar (São Francisco do Glória)

Ademar Carvalho Laviola – 3º Lugar (São Francisco do Glória)

Wanderley Lacerda de Souza – 4º Lugar (Fervedouro)

Hermes José de Almeida – 5º Lugar (Miradouro)

Geraldo de Souza Leite – 6º Lugar (Fervedouro)

Categoria Natural – Terras Altas

Sebastião Alves Martins Filho – 1º Lugar (Pedra Dourada)

José do Carmo dos Santos – 2º Lugar (Pedra Dourada)

Claudiana Medeiros Lacerda – 3º Lugar (Espera Feliz)

Altilina Evaristo Barbosa Lacerda – 4 Lugar (Espera Feliz)

Júlia Maria Abreu Lacerda Gomes – 5º Lugar (Espera Feliz)

Glória Maria Nunes Batista de Souza – 6º Lugar (Carangola)

Categoria Cereja Descascado

João Batista Ribeiro – 1º Lugar (Divino)

Afonso Donizete Abreu de Lacerda – 2º Lugar (Espera Feliz)

Jozimar Ramos Protazio – 3º Lugar (Espera Feliz)

Para o gerente regional da Emater de Muriaé, Paulo Carvalho, a importância do concurso está na abrangência dos agricultores familiares. “Quando começamos, o café da nossa região era de qualidade muito sofrível e conhecido em alguns mercados como o pior do mundo. O trabalho desenvolvido pelo Emater em parceria com os patrocinadores têm mostrado que a região tem evoluído muito”.

Carvalho destaca a participação na etapa de Muriaé de cafeicultores premiados nos principais concursos de qualidade. “Temos aqui cafeicultores que ganharam concurso da Abic ou premiados internacionalmente. Este resultado do trabalho de melhoria da qualidade do nosso café tem aberto o mercado para o nosso produto de forma surpreendente. A qualidade do produto agrega também para a geração da ocupação da mão de obra e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, com o aumento da renda e a distribuição da riqueza na região”, avalia.

Reconhecimento – O engenheiro agrônomo e extensionista agropecuário do escritório regional do Emater-MG de Muriaé, Robério Torres, relata o início do concurso. “Quando começamos, apesar da dificuldade, enxergamos a necessidade de mostrar que a nossa região produzia cafés de qualidade, que não tinham reconhecimento na cadeia produtiva. Em várias ocasiões, o ganhador do concurso também venceu o concurso estadual, chegando inclusive à premiação da Abic como melhor café do Brasil. O concurso contribuiu e contribui profundamente para que o cafeicultor da nossa região seja melhor remunerado. Hoje, o comprador reconhece a qualidade do nosso produto”, afirma Torres.

O diretor executivo administrativo do Sicoob Credisudeste, Francisco Borges Xavier, vê no evento uma iniciativa “valiosa”, que fortalece a parceria com a Emater. “Nós temos uma parceria com a Emater há mais de 30 anos. A Emater sempre cuidou do pequeno e micro produtor rural, e o Sicoob começou com crédito rural, esta foi nossa base, nunca deixamos de atuar em benefício da categoria”.

Ainda segundo Xavier, o evento vem para contribuir para melhoria da qualidade do café e incentivar os produtores. “Custeamos grande parte das lavouras de café das Matas de Minas. É um sentimento de contentamento e dever cumprido, pois está na missão da cooperativa. É gratificante ver a qualidade do nosso café”, finaliza.

Antes da cerimônia de premiação, os cafeicultores participaram da palestra “Agroecologia e Qualidade do Café: Oportunidades dos Cafés Sustentáveis”, com o professor Ricardo Tadeu Galvão Pereira, do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Cambuci.

Créditos: ASCOM Sicoob Credisudeste

Deixe um comentário

Outras Notícias