Search
Close this search box.

Reunião da Câmara desta semana é marcada por participação popular

Reunião da Câmara desta semana é marcada por participação popularA reunião da Câmara desta semana, mais uma vez, contou com grande participação popular. Além de representantes de diversas entidades, como o Sindicato dos Bancários, Pastoral do Trânsito, Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Muriaé e Região, associações de bairros, lotaram o plenário os alunos de três turmas de Direito do Centro Universitário Unifaminas, que foram à Casa para conhecer como se realiza uma reunião de Legislativo municipal.

A tribuna foi aberta ao representando do Sindicato dos Bancários, Jorge Ribeiro, que falou sobre a reforma previdenciária proposta pelo governo, mostrando suas desvantagens para o trabalhador. Wilson de Freitas Soares, presidente da Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Muriaé e Região, noticiou a realização da “IV Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho”, sendo que Fernando Aguiar e Luciana Dala Paula, também integrantes dessa associação, apresentaram dados estatísticos acerca de acidentes de trabalho ocorridos nos últimos anos na cidade de Muriaé e região abrangida pela associação. Eles salientaram a importância do treinamento e capacitação pessoal, bem como da necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual, conhecidos por EPI, visando à redução de eventuais danos que possam ser causados em acidentes de trabalho. Por fim, Volney Rosa da Silva, da Associação de Moradores do Bairro João XXIII, falou sobre aspectos e análises do meio ambiente municipal, bem como do fim das atividades da banda marcial a qual integrava.

Os vereadores David Lacerda (DEM), Evandro Cheiroso (PR), Drª Miriam (PSDB), Dr. José Carlos (PSB), Reginaldo Roriz (PSD), Jair Abreu (PT) e Helena Carvalho (PMDB) também fizeram uso da tribuna. Dentre os temas abordados, destacaram-se a vinda de uma unidade do SEST/SENAT para o município, anunciada na terça-feira pelo Executivo municipal, as manifestações contrárias à reforma da Previdência, a significativa atuação do profissional de Direito em vários segmentos da sociedade brasileira e a importância da prevenção de acidentes de trabalho em Muriaé.

Foram apresentados dois projetos a Casa Legislativa, sendo um de autoria do vereador Jair Abreu (PT), que institui a Política Municipal Antipichação no âmbito do município, e o outro da Vereadora Drª Miriam (PSDB), que institui o programa “Remédio em Casa” para a entrega domiciliar gratuita de medicamentos de uso contínuo a pacientes idosos e/ou portadores de necessidades especiais devidamente cadastrados na rede básica municipal de saúde. Os projetos vão para análise das comissões para serem votados nas próximas sessões.

O presidente da Câmara, Carlos Delfim (PSDB), encerrou a reunião agradecendo a presença de todos e convocando os jovens estudantes de Muriaé a participaram mais dos atos legislativos, estando mais presentes nas sessões ordinárias da Câmara de Muriaé.

Deixe um comentário

Outras Notícias