Search
Close this search box.

Resgatando tradição de festas, São Francisco do Glória realiza quatro eventos Parque de Exposições

São Francisco do Glória realizou, no último final de semana, entre os dias 28 e 31 de julho, a 22ª Festa Do Carro de Boi, 31ª Festa do Franciscano Ausente, 33ª Exposição e Concurso Leiteiro e 2ª Mostra de Peixes Ornamentais da cidade. A diversificada programação contou com apresentações de artistas conhecidos na região, bem como a apresentação da tradicional roda de viola. O ponto alto da programação foi o Desfile de Carros de Bois, que aconteceu na tarde de domingo (31). O desfile, mais uma vez, cumpriu seu objetivo de resgatar a tradição em Minas Gerais, e ainda manter viva a história do município.

Visivelmente emocionado o prefeito Walace Pedrosa, comemorou o sucesso da festa após o período de pandemia. “O amor que temos por São Francisco do Glória e munícipes faz com que a gente atravesse qualquer barreira, sempre buscando o melhor para a nossa população. Estiveram presentes em nosso município cerca de 20 prefeitos, recorde de presença. Isso mostra o prestígio que a cidade vem alcançando na região, como um município acolhedor e seguro”, afirmou destacando também os planos para impulsionar a piscicultura na cidade. “Hoje à tarde tivemos uma reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Emater e IEF, onde buscamos soluções para desenvolver a piscicultura na nossa região, oferecendo mais uma alternativa de renda aos nossos produtores”, contou.

Quem também comemorou foi o Juiz diretor do foro da comarca, Antônio Augusto Pavel Toledo. Ele explicou que São Francisco do Glória, que antes fazia parte da comarca de Carangola, agora pode ter seus processos transitando em Miradouro. “Esse anseio da população já vem há mais de 20 anos, e, graças a Deus, esse ano, conseguimos ter uma comarca mais próxima. Isso facilita o acesso do cidadão e torna a justiça mais próxima, o que  sempre ansiamos”, detalhou.

Um dos responsáveis pela organização do evento, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de São Francisco do Glória, Lázaro Lazaroni, comentou a festa. “As comemorações demandaram muito trabalho, mas estamos fechando tudo com chave-de-ouro. A maior recompensa é ver a alegria estampada no rosto das pessoas”, disse. Rayssa Lanes, diretora do departamento cultural de São Francisco do Glória, destacou o apoio do Executivo na preparação do encontro. “A prefeitura dá todo suporte durante a elaboração e o processo de organização. É um governo que incentiva e valoriza as tradições”, disse.

O Presidente da AMM – Associação Mineira dos Municípios, Dr. Marcos Vinicius, fez questão de deixar registrada a sua admiração pela festa. “Em primeiro lugar, é um prazer muito grande estar aqui, São Francisco do Glória tem um prefeito que é nosso diretor da AMM. Quando o convidei, entendi a importância de sua liderança na região e na Zona da Mata. Este evento traz o fomento da economia local, regional, e, principalmente, reforça a cultura da cidade. Parabéns ao prefeito Walace por esse belíssimo evento”, afirmou.

Marcos Guarino, o prefeito de Muriaé, também fez questão de prestigiar a festa. “É a primeira vez que participo da exposição como prefeito de Muriaé e me senti na obrigação de prestigiar Walace, que é presidente da Cisleste e uma liderança regional que vem fazendo um trabalho brilhante. Esta exposição é uma maneira de encontrar com todos os prefeitos da região, promovendo uma integração tão importante”, disse.

22ª Festa Do Carro de Boi

A Festa do Carro de Boi é uma das festas mais importantes culturalmente da região, recebendo visitantes de várias localidades. Foi registrada como bem imaterial em 2015 e considerada, em 2016, como Bem Cultural Imaterial do Município, pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural – Compac. A Festa do Carro de Boi é citada no site da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, como evento turístico e cultural.

Este ano, o cortejo percorreu várias ruas de São Francisco do Glória, saindo e retornando para o Parque de Exposições. A apresentação contou com 112 carros de bois numerados, seus candieiros e carreiros. Foi um recorde. Muitos vieram de várias cidades próximas e outras mais distantes, várias delas mineiras, mas também do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.  Participaram: Ibatiba, Bom Jesus do Galho, Lajinha, Mirai, Ipanema, Taparuba, Entre Folhas, Caratinga, Muriaé, Tapiruçu, Careço, Ervália, Tombos, São José dos Calçados, Divino, Neblina, Rosalva, Madeira, Rosal, Orizânia, Cataguases, Leopoldina, Santana de Cataguases, Patrocínio de Muriaé, São Francisco do Glória, Porciúncula, Palmeira e Vieiras.

33ª Exposição e Concurso Leiteiro – veja os campeões

Novilha Livre (Programa de inseminação)

1ºInácio Dolizete Ricardo

2º Olímpio de Souza

3º Sebastião Maria

Vaca de 30Kg

1º Irlaine Laviola

2º José Maria

3º Jorge Costa

Vaca Livre

1º Breno Pedrosa

2º Geraldo Laviola

3º Antônio de Souza

Deixe um comentário

Outras Notícias