Período de seca se agrava em Muriaé com chegada de “Veranico”
Muriaé enfrenta uma severa seca, acumulando mais de 90 dias sem chuvas consideráveis, conforme informações da Defesa Civil. A situação tende a piorar com a chegada de um “veranico” que atinge a região a partir de quinta-feira. Este fenômeno climático fará as temperaturas subirem até 8°C nos próximos dias, mantendo-se assim até o dia 25 de julho.
Dados meteorológicos do site Clima Tempo indicam que as temperaturas em Muriaé podem alcançar a marca dos 30°C, e a ausência de chuvas deve persistir. A sensação de calor será intensificada pela entrada de um grande sistema de alta pressão atmosférica na região. Esta massa de ar quente elevará as temperaturas, tornará o tempo mais seco e reduzirá significativamente a possibilidade de chuva até a próxima semana.
Como a estação é inverno, a tendência é que os dias comecem e terminem com temperaturas mais baixas, enquanto o calor aumenta ao longo do dia, nos horários de maior incidência solar.
O termo “veranico” é usado pelos meteorologistas para definir períodos de mais de quatro dias durante o outono e o inverno, nos quais as temperaturas ficam pelo menos 3°C acima da média para a época. Caracterizado pelo tempo seco e pouca chuva, o “veranico” agrava ainda mais a seca já enfrentada por Muriaé.
A população deve se preparar para dias de intenso calor e tomar precauções para lidar com a baixa umidade do ar, que pode causar desconforto e problemas de saúde. É recomendável a ingestão de líquidos, uso de hidratantes e evitar a exposição prolongada ao sol durante os horários de pico.