Search
Close this search box.

OAB divulga nota de repúdio à ameaça sofrida pelo frei Gilberto

Frei Gilberto (Foto: Arquivo A NOTÍCIA)
Frei Gilberto (Foto: Arquivo A NOTÍCIA)

A 36ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou uma nota de repúdio à ameaça sofrida pelo frei Gilberto Teixeira, administrador paroquial da Paróquia de Santo Antônio, em Belisário. O sacerdote foi ameaçado de morte no dia 19 de fevereiro, após a celebração de uma missa. O religioso luta pelas causas ambientais e tem prestado assistência aos pequenos agricultores que são contra a possível extração do minério na região.

Na nota, a Ordem afirma que a ameaça a frei Gilberto representa “grave ameaça ao estado de direito e ao império da ordem jurídica, devendo ser combatida com rigor e eficiência, a fim de que os sacerdotes e religiosos possam ter sua incolumidade assegurada para bem preservar sua justa causa, sua liberdade de manifestação e expressão em defesa de suas convicções, inclusive da proteção ao meio ambiente como valoroso patrimônio da humanidade”.

No documento, a OAB Muriaé convida também toda a comunidade jurídica para se mobilizar em defesa da segurança de todos que atuam pela causa pela qual luta o frei Gilberto, a fim de que tais ameaças sejam afastadas e seus responsáveis punidos na forma da lei.

A nota, com data de 30 de março de 2016, foi assinada pelo presidente da 36ª Subseção, Paulo Sérgio Amaral e por sua diretoria.

A ameaça de morte sofrida pelo frei Gilberto ganhou repercussão em toda a região e chegou a patamares estaduais. O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, visitou o distrito de Belisário no dia 14 de março, com o objetivo de prestar apoio ao frei, o qual foi inserido no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos em Minas Gerais.

CLIQUE NA IMAGEM E LEIA A NOTA COMPLETA:

OAB - Nota - Frei Gilberto

1 comentário em “OAB divulga nota de repúdio à ameaça sofrida pelo frei Gilberto”

  1. A nossa Justiça deveria ter uma ação mais preventiva.
    Tenho visto diversos casos de pessoas que ficam sobre o cuidado e proteção dá justiça e tem um final trágico.

    Responder

Deixe um comentário

Outras Notícias