Search
Close this search box.

Núcleo de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região promove Exposição de Inéditos

O Núcleo de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região realizou, durante sexta (22) e sábado (23), a primeira edição de sua Exposição de Inéditos do Mangalarga Marchador em Muriaé. A competição recebeu a chancela da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador e contou pontos para as seletivas nacionais.

O evento, como o nome bem diz, é somente para inéditos – animais que não foram campeões ou reservados campeões nos últimos 24 meses. Com um limite de inscrições de 99 animais, a exposição teve um número expressivo de inscritos, com 76 animais participantes – quando a média neste tipo de evento gira em torno de 55 a 60 animais.

Segundo a presidente do Núcleo de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região, Margareth Heloise de Melo Tavares, o trabalho realizado pela entidade envolve primordialmente o amor pela raça e pelos animais. “Somos uma associação sem fins lucrativos. A intenção com a criação do núcleo foi unir os criadores e fomentar a raça, pois o Mangalarga gera empregos e renda, participa ativamente da economia do país”, avalia. “Gosto de organizar esse tipo de evento, então coloco toda minha paixão pela raça na organização. É uma relação sem palavras para definir. Quando se coloca essa paixão em primeiro lugar, não há obstáculos. Buscamos os parceiros, patrocinadores e, nessa união, conseguimos realizar esses eventos, pois ninguém faz nada sozinho”, revelou Margareth.

O orgulho pela organização impecável passa também pela presença maciça de criadores de Muriaé e também de outras cidades que vieram prestigiar o evento. Segundo Margareth, eventos que enaltecem as qualidades do mangalarga estavam em baixa na cidade, o que faz a realização ser ainda mais gratificante. “Ver os criadores de Muriaé retornarem às pistas do Parque de Exposições, assim como proporcionar a criadores de outras cidades a participação nestes grandes eventos, vê-los alcançando êxito e ganhando prêmios aqui em Muriaé é gratificante, pois isso os motiva”, conta a presidente, revelando um outro aspecto importante para fazer com que todos se sintam bem recepcionados e acolhidos. “Além do criador, que investe no animal e na mão de obra, temos outras pessoas que participam de todo o processo, como os tratadores e peões. Fazemos questão de receber a todos muito bem, oferecendo um café da manhã especial aos tratadores e peões, uma vez que eles têm de preparar os animais para irem à pista logo cedo. Então, assim como os associados e criadores de outras cidades, todos os membros da equipe são bem recepcionados em nossos eventos”, disse Margareth, trabalhando para incentivar a associação de cada vez mais criadores ao Núcleo.

A organização do evento foi realizada pela Três Barras Promoções, que já se tornou uma parceria tradicional do Núcleo muriaeense. O gerente de eventos da empresa, Darlan Oliveira Santos, que é natural de Muriaé, contou que o desejo em realizar o evento já existia. “É um projeto que vínhamos trabalhando junto à presidente Margareth há quase um ano e hoje conseguimos realiza-lo com êxito”, disse. “Agradecemos pela confiança para realizar mais um evento. Esta parceria está sendo um grande sucesso e já estamos pensando no próximo”, contou Darlan.

A competição dos inéditos foi arbitrada por Fabiano de Abreu Bittencourt, que faz parte da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. Foram julgados machos de três categorias e fêmeas de cinco categorias. “Agradeço à Margareth pelo convite e pela lembrança. Já realizei outros julgamentos em Muriaé e é sempre um prazer estar nessa cidade que tanto valoriza o trabalho em torno do Mangalarga”, ressaltou Fabiano.

Margareth também estendeu os agradecimentos aos parceiros do evento. “Agradeço a Deus em primeiro lugar e também ao Fabiano Bittencourt, ao Agnaldo, nosso responsável técnico, à empresa organizadora Três Barras, na figura do Darlan, que sempre tem nossa preferência, pois também trabalha com esse amor aos animais e ao seu universo, ao meu marido Robson pelo apoio na organização, a meus filhos, aos associados e todos que acreditam no meu trabalho”, disse a presidente.

Nissan Mihara marca presença no evento – A patrocinadora master da Exposição de Inéditos foi a concessionária Nissan Mihara, de Ubá, representada pelo consultor de vendas Vitório Espósito Júnior. Os participantes puderam conhecer o lançamento da marca, a caminhonete Nissan Frontier 2019. “É um carro muito forte, com torque muito alto. Se destaca por ser a única caminhonete do segmento com teto solar, câmera 360 graus, ar condicionado dual zone – que permite diferentes ajustes de temperatura para motorista e passageiro, ar para banco traseiro, não apresenta mais feixe de molas e com uma grande capacidade de carga e reboque, chegando a puxar 2.855 kg”, revelou. Os produtores rurais e pessoas jurídicas possuem condições mais que especiais para comprar na Nissan Mihara. Vitório agradeceu ao Núcleo e à sua diretoria pela parceria no evento. “Só temos a agradecer ao Núcleo de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e região e à presidente Margareth Heloise de Melo Tavares, pelo apoio que nos deu e pela abertura para a participação da Nissan Mihara nesse evento espetacular”, finalizou.

Exposição especializada acontecerá em abril – O próximo evento do Núcleo já tem data para acontecer. Na segunda quinzena de abril, o Parque de Exposições receberá a Exposição Especializada do Mangalarga Marchador, evento principal da entidade. Neste evento, não se aplica a regra dos inéditos e os campeões recentes podem participar normalmente. A presidente Margareth contou outra novidade do evento. “Nesta exposição, daremos início às provas esportivas, como tambor, baliza e saltos, além do concurso de marcha. Desta forma, estaremos abrangendo mais animais”, revelou. Há a expectativa de que quase 200 animais sejam inscritos.

Para setembro, está prevista a Copa de Marcha, além das feiras e leilões que certamente ocorrerão entre os criadores ao longo do ano.

Confira os 5 primeiros colocados:

Categoria Expositor

1º Vivaldi Lyrio de Carvalho Júnior – 168 pontos

2º Agropecuária Monazita – 140 pontos

3º Paulo Raimundo Couto – 131 pontos

4º Dennis Braz Gonçalves – 114 pontos

5º Robson Faria Tavares – 93 pontos

 

Categoria Criador Expositor

1º Paulo Raimundo Couto – 131 pontos

2º Lael Vieira Varella Filho – 116 pontos

3º Dennis Braz Gonçalves – 114 pontos

4º Diogo Leonardo Vasques- 102 pontos

5º Agropecuária Monazita – 75 pontos

Deixe um comentário

Outras Notícias