MURIAÉ-PREV promove curso CPA-10 para os servidores públicos municipais
O Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos de Muriaé, o MURIAÉ-PREV, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou na quinta (13) e sexta-feira (14), em sua sede, o curso CPA-10, voltado para os servidores que participam ou desejam participar da gestão de investimentos do Regime Próprio de Previdência de Muriaé.
22O CPA-10 tem como principal objetivo propiciar a qualificação e o aprimoramento dos gestores e profissionais dos Regimes Próprios de Previdência Social que têm contato com investidores qualificados na comercialização de produtos de investimento. Esta certificação dos profissionais responsáveis pela gestão dos investimentos dos recursos previdenciários é obrigatória e consta como requisito de regularidade junto ao Ministério da Previdência Social e deve ser realizada em períodos pré-determinados e constitui importante medida de administração dos RPPS.
De acordo com o presidente do MURIAÉ-PREV, Antônio José Pereira de Oliveira, o curso auxilia no entendimento dos servidores em relação aos investimentos feitos pelo MURIAÉ-PREV. “É um curso bastante significativo, voltado para os servidores que desejam participar da gestão de investimentos do MURIAÉ-PREV, administrando, da melhor forma, nossos recursos”, diz.
Alessandro Campos, presidente do Comitê de Investimentos do MURIAÉ-PREV, falou sobre a importância do curso ministrado nos dois dias. “Este é o momento em que, atendendo às exigências do Ministério da Previdência, convidamos os servidores municipais a fazer parte da renovação do nosso Comitê, responsável por gerir os recursos do pagamento das aposentadorias, pensões e outros benefícios. Ao todo, foram 40 participantes”, conta.
O curso foi ministrado por José Carlos Silva Alves Cravo, gerente de Clientes e Negócios da Superintendência Sudeste de Minas da Caixa Econômica Federal, que veio de Juiz de Fora, e contou que os membros dos Regimes Próprios de Previdência Social devem possuir conhecimento no mercado financeiro para alocar seus recursos para um determinado produto. “Às vezes, em certo momento da economia, o profissional pode analisar a melhor alternativa de investimento e pode passar para outras pessoas o motivo pelo qual o rendimento de determinada aplicação teve maior ou menor rentabilidade”, conta.
Além disso, o palestrante disse que o curso CPA -10 pode ser feito por qualquer pessoa, mas determinados profissionais são obrigados a adquirir o certificado, sejam eles gestores de investimentos de Regimes Próprios, profissionais de banco ou estudantes.
Kerma Andrade, gerente geral da agência da Caixa de Muriaé, disse que parceria com o MURIAÉ-PREV vem sendo consolidada ao longo de muitos anos. “É um trabalho em conjunto que vem se fortalecendo, principalmente, por conta dos resultados em termos de aplicação financeira. Ficamos muito felizes, pois neste período, a Caixa vem recebendo certificados de méritos na condução dos fundos de investimentos. Por isso, queremos sempre ter um público preparado para acompanhar o trabalho que estamos realizando. Esperamos que estes dois dias de curso tenham sido de grande sucesso, pois o MURIAÉ-PREV já é um exemplo de boa gestão em relação às cidades vizinhas”, explica.