Muriaé celebra o audiovisual local com pré-estreia especial dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo
Na noite do dia 11 de dezembro, Muriaé recebeu uma celebração única da cultura local com a pré-estreia de três curtas-metragens, sendo dois deles documentários, todos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, no Edital Carlos Scalla. O evento, realizado na Produtora Stereophields, localizada no Bairro Napoleão, reuniu cineastas, público e representantes culturais em uma noite marcada pela emoção e pelo orgulho de ver o talento muriaeense sendo reconhecido.
A programação contou com as exibições de três projetos que exploram as histórias, os personagens e as paisagens de Muriaé. Os curtas apresentados foram Arame Farpado, de Raphael Phields; Eu sou um corpo no Mundo, de Aline Andrade; e Fazenda Boa Vista, de Thaís Olivier. Após as sessões, o evento seguiu com um momento de confraternização e troca de experiências entre os realizadores, equipe e público presente.
Raphael Phields, cineasta e responsável pela produtora Stereophields, se disse emocionado com a oportunidade de abrir as portas de sua produtora para um evento tão significativo para a cultura local. “Estou muito feliz de abrir as portas da Stereophields para receber os amigos e realizar a pré-estreia desses três curtas que foram agraciados pela Lei Paulo Gustavo aqui em Muriaé. E é uma satisfação muito grande receber amigos, familiares, representantes da Fundarte e do Poder Legislativo e as pessoas envolvidas nos filmes para assistir em primeira mão a exibição”, afirmou.
Aline Andrade, cineasta e responsável pelo filme Eu sou um corpo no Mundo, destacou o caráter cultural e coletivo do evento. “Nos apresentamos nessa noite com dois documentários e um curta de ficção, e estamos muito felizes por isso, pois fomenta a cultura de Muriaé. É uma oportunidade para mostrarmos o trabalho de nossos artistas locais e dar visibilidade a essas histórias que são parte de nossa identidade”, comentou.
Já Thaís Olivier, criadora de Fazenda Boa Vista, destacou o apoio fundamental das pessoas que estiveram ao lado dos cineastas desde o início da luta pela aprovação da Lei Paulo Gustavo. “Estamos muito gratos aos que compareceram, porque são pessoas que foram fundamentais e estiveram conosco desde o comecinho na batalha para a aprovação da Lei Paulo Gustavo. Alguns deles são até personagens dos filmes que exibimos hoje. Estamos muito felizes com essa conquista e com o sucesso da pré-estreia”, declarou.
A noite foi uma celebração do audiovisual e um marco importante na valorização das histórias locais e na construção de uma cena cultural mais forte e conectada.