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Entraves do SUS Fácil tornam muito difícil a vida de pacientes em MG

Problemas como impossibilidade de anexar exames e lentidão na resposta de médicos reguladores foram denunciados nesta quinta (4) em audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Ao contrário do que sugere o nome, muitas vezes é muito difícil conseguir transferência de pacientes por meio do sistema SUS Fácil. Horas de espera, que podem chegar a dias, deficiência nas informações disponibilizadas e falta de transparência nos procedimentos podem agravar a situação ou mesmo custar a vida de pacientes à espera por um leito hospitalar em todo o Estado.

O Executivo acena com uma nova ferramenta para solucionar o problema, ainda sem prazo para ser lançada. Mas os participantes da audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (4/4/24), pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cobraram ajustes imediatos no SUS Fácil e em alguns pontos da rotina de regulação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. A reunião foi solicitada pelo deputado Lucas Lasmar (Rede).

O SUS Fácil é um software desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) para agilizar o atendimento hospitalar público no Estado, abrangendo serviços ambulatoriais de média e alta complexidade, bem como urgência, emergência e procedimentos eletivos credenciados ao SUS.

A troca rápida de informações entre as unidades da rede do SUS, 24 horas, sete dias por semana, torna possível a regulação assistencial, com pacientes tendo acesso a leitos e procedimentos onde quer que eles estejam disponíveis.

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