Search
Close this search box.

Editorial

A irresponsabilidade de motoristas nas estradas é uma preocupação constante das autoridades e, principalmente das famílias brasileiras, sempre colhidas com as desagradáveis surpresas dos trágicos acidentes que ocorrem em todo o país. Trata-se de uma verdadeira guerra nas estradas, onde a morte mora ao lado.

Pensando nisso, foi sancionada a Lei 13.281, de 4 de maio de 2016, que altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro,  elevando a maioria das multas por infração de trânsito em até 66%.

As pesadas multas estabelecidas pela nova lei, certamente, poderá, a curto prazo, reduzir a incidência de infrações graves e gravíssimas, e, por via de consequência, contribuir para a redução dos acidentes nas rodovias do país, até porque, fala-se que a parte mais sensível do ser humano é o seu bolso e, portanto, somente majorando as multas, entendem os especialistas que a medida irá produzir o efeito desejado.

Porém, a longo prazo, somente a ação de punir motoristas pode não surtir tal efeito. Para se atingir o objetivo que todos querem para proporcionar um pouco mais de segurança nas estradas, são necessárias medidas adicionais específicas, tais como aumentar a fiscalização, aparelhar de forma mais efetiva as polícias rodoviárias, melhorar o nível de nossas estradas e, por fim, intensificar as campanhas educativas através dos meios de comunicação disponíveis, inclusive utilizando-se das redes sociais.

Com esse conjunto de medidas, pode ser que haja uma redução significativa dos acidentes com vítimas fatais, considerados hoje uma verdadeira guerra das estradas brasileiras.

Deixe um comentário

Outras Notícias