Search
Close this search box.

Dia do Cirurgião Dentista é comemorado em Muriaé com Fórum Clínico

dsc_0009Em comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista (25 de outubro), o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) promoveu em Muriaé a segunda edição do Fórum Clínico de Odontologia. O objetivo do evento, que aconteceu na última sexta-feira (14), no Teatro Zaccaria Marques, foi promover a importância da saúde bucal e discutir a valorização profissional dos dentistas.

O presidente do CRO-MG, Dr. Luciano Eloi Santos, disse que a comemoração do Dia do Cirurgião Dentista é importante para despertar no profissional a necessidade da qualificação e do crescimento da especialidade. “O Fórum Clínico é voltado principalmente para os profissionais que utilizam tanto o consultório quanto o setor público. Nesses eventos, os profissionais recebem dicas clínicas que vão facilitar o tratamento e melhorar a qualidade da saúde bucal da população. A ênfase que damos nesses eventos é a aplicabilidade dos conhecimentos”, diz. Ainda segundo o presidente do CRO, durante os fóruns clínicos, profissionais de cidades vizinhas das delegacias do CRO podem participar do evento, fazendo uma reciclagem profissional e atualizando os conhecimentos.

A presidente do Conselho de Ética do CRO-MG, Drª Vera Tureta, frisa que o objetivo do Fórum Clínico foi capacitar os profissionais de Muriaé e região. “Esse fórum foi realizado para a capacitação do profissional clínico. O dentista precisa do conhecimento do dia a dia para enfrentar as pequenas dificuldades que encontra no consultório. Essa atualização é muito importante, pois acontecendo na cidade, economiza-se deslocamento e tempo para especialização em outros municípios”, afirma.

Para a subdelegada da Delegacia Regional de Muriaé do CRO, Drª Celi Cecília Amarante Almeida Rocha, esse fórum tem ainda outro objetivo: proporciona o encontro e a troca de experiências entre profissionais da cidade e região. “Esse fórum proporciona o encontro de profissionais, que podem aprender novos métodos, tendo uma visão do futuro da Odontologia. Hoje, a Odontologia tem que estar sempre em sintonia com todos os profissionais e atenta às novas tecnologias. Estamos tendo um desenvolvimento muito grande na área digital e das redes sociais, que nos ajudam a ter um diagnóstico mais correto, para que façamos um bom tratamento, além de oferecer cursos digitais”, afirma.

O delegado da Delegacia Regional de Muriaé, Dr. João Luiz de Andrade, ressaltou que o nível odontológico de Muriaé está equiparado ao das capitais. “Muriaé não deve nada com relação ao que está acontecendo nas capitais. Nossos dentistas são bem formados e bem equipados. Temos aqui profissionais de ponta, inclusive são professores em Belo Horizonte e Rio”, considera.

O fórum reuniu profissionais da Delegacia Regional de Muriaé, a qual abrange 78 municípios e onde atuam cerca de 1.500 dentistas – somente de Muriaé são aproximadamente 150.

Com o tema voltado para o dia a dia do consultório, o fórum também contou com palestras ministradas por renomados especialistas da área, como a Dra. Adriana do Paço Soares, que é doutora em Ciências pela UNIFESP, especialista em Implantodontia, Endodontia, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, habilitada  em Laserterapia  e Analgesia e coordenadora  e professora do curso de habilitação em Analgesia Relativa (sedação consciente) com uso de óxido nitroso e oxigênio na Associação Brasileira de Odontologia de Minas Gerais (ABO-MG).

Dra. Adriana falou sobre “Controle da dor na clínica odontológica” e “Manejo das dores orofaciais”. “É muito importante a tomada de decisão do uso de medicamentos para beneficiar o paciente no controle da dor, pois muitos pacientes sentem muita dor, independente da atuação do dentista, por conta de coisas simples de medicação que poderiam estar atuando e sendo mais efetivas para ele. Sentindo menos dor, o paciente fica mais animado a ir ao consultório”, diz.

Outro palestrante do fórum foi o muriaeense Dr. Lucílio Marcos da Silva, que é especialista em Endodontia – ABO Muriaé, mestrando em Endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic, professor assistente de Endodontia da Universidade Iguaçu (UNIG) – Câmpus V, coordenador do Curso de Atualização em Endodontia da UNIG e coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia da ABO Muriaé. Dr. Lucílio abordou sobre “Aspectos anatômicos de interesse na execução da terapia endodôntica”.

Dr. Lucílio alertou os cirurgiões dentistas sobre formas que eles podem ter para encontrar variações que comumente são encontradas nos canais raticulares. “Em muitos casos, quando o cirurgião dentista precisa fazer intervenções no canal raticular, ele tem dificuldade de dominar por completo a anatomia do sistema de canais reticulares. Com isso, tem que fazer uma intervenção nesse canal por conta de alguma área que possa não ter sido instrumentada ou perfeitamente modelada no sistema de canais. Às vezes, deparam com situações que não são esperadas, por serem variações anatômicas, algumas anomalias de desenvolvimento. Então, com isso, o clínico tem que estar preparado para desempenhar sua terapia endodôntica da melhor forma possível frente a essas variações quando forem encontradas”, explica.

HOMENAGENS – Durante o fórum ainda aconteceram homenagens a dois profissionais. Dr. Teodorico Lopes de Souza, que possui 46 anos de profissão, recebeu o Certificado de “Mérito Odontológico” conferido pelo CRO-MG. “Quando fui comunicado que iria receber a homenagem, que é a nível estadual, demorei para acreditar. Fiquei muito feliz em ser homenageado, porque outros profissionais também estão capacitados para recebê-la. Trabalhei esses anos todos com ética e carinho aos meus pacientes. Sou amigo de todos os meus colegas. Nesses 46 anos em que atuo, acredito que essa homenagem significa missão cumprida”, afirma.

A segunda homenageada do dia foi para a dentista Drª Elisa Shizuê Kitamura, que atua em Leopoldina. Ela foi a vencedora do “Concurso Cultural de Foto e Poesia – Agenda 2017”, realizado pelo CRO-MG. A poesia fez uma homenagem às mulheres, abordando a complexidade de ser mulher e de todas as suas facetas. O certificado é uma homenagem aos profissionais que, além de possuírem outros talentos, dedicam sua vida à Odontologia. “Senti muito honrada em participar do concurso e ter uma poesia escolhida pela segunda vez. Espero participar sempre que tiver o concurso”, conta.

Após o Fórum Clínico foi servido um coquetel de confraternização.

Deixe um comentário

Outras Notícias