Search
Close this search box.

Detentos de Muriaé se qualificam no Senai

Detentos de Muriaé se qualificam no SenaiSete presos que trabalham na Secretaria de Obras da Prefeitura de Muriaé, reformando escolas, praças, unidades de saúde e prédios públicos do município, fazem o curso profissionalizante de pedreiro de alvenaria assistente no Senai, instituição reconhecida em toda a América Latina.

Além da qualificação, o diretor de Atendimento e Ressocialização da Penitenciária de Muriaé, Eduardo Oliveira, conta que o treinamento também colabora para o processo de inclusão social. “Nas aulas, eles usam o uniforme do curso e são apenas alunos, como todos os outros, sem qualquer tipo de distinção”, observa Eduardo.

A pedagoga da escola, Cristiane Souza, conta que o curso tem duração de 80 horas/aula, contemplando teoria e prática. Após aprovação mínima de 60% nas avaliações, os detentos vão receber um certificado. “A nossa intenção é fazer com que eles saiam preparados para o mercado de trabalho”, ressalta a pedagoga.

PARCERIA MUNICIPAL – O convênio com a Prefeitura de Muriaé teve início em 2009, com uma média de 30 detentos do semiaberto trabalhando nos serviços de capina e limpeza urbana da cidade. Hoje, 47 são atendidos pelo projeto.

Além da ampliação das vagas ofertadas, os serviços também foram estendidos para a limpeza interna da sede da Prefeitura e para a prestação de serviços de pedreiro e servente na Secretaria de Obras do município.

Devido ao sucesso da parceria, Eduardo Oliveira conta que os planos são ainda mais audaciosos. Com o apoio da Prefeitura, da Promotoria Pública e do juiz da Vara de Execuções Criminais, “a direção da penitenciária busca ampliar o número de vagas ofertadas, com a projeção de, ainda em 2017, chegar a 100 empregados”, comemora o diretor.

Em conformidade com a Lei de Execução Penal, a remuneração dos presos é de três quartos do salário mínimo e remição de pena: desconto de um dia a cada três trabalhados.

PARCERIA FEDERAL – Dentro da Penitenciária de Muriaé, outros 12 detentos do regime fechado trabalham na construção de uma sala que servirá para os serviços de atendimento da unidade. O novo ambiente, com previsão de entrega em abril, terá 42m².

Graças a uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Prisional – SEAP, e Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), eles foram capacitados em curso de formação de pedreiro de alvenaria.

Deixe um comentário

Outras Notícias