Search
Close this search box.

DeMolays participam de cerimônias na loja maçônica Seareiros da Paz

Membros da Ordem DeMolay de Muriaé participaram de duas cerimônias realizadas na noite de sexta-feira (8), na loja maçônica Seareiros da Paz, com a presença dos componentes da Ordem DeMolay de Miradouro.

De acordo com o membro DeMolay e fundador do Capítulo 349, Danielison Ricardo Torres, o evento celebrou momentos especiais para a Ordem. “Hoje estamos comemorando 21 anos do Capítulo 349 de Muriaé e também estamos recebendo a visita do Capítulo de Miradouro, fundado recentemente. Estamos felizes com a estruturação desses novos jovens e pretendemos dar a eles todo o suporte necessário através do patrocínio das lojas maçônicas da região para que, no futuro, possamos reestruturar o Capítulo 349 de Muriaé”, conta.

Paulo Almada, past venerável Seareiros da Paz, disse que a cerimônia marcou dois momentos significativos para a Ordem dos DeMolays. “Realizamos a Cerimônia das Rosas, dedicada à mulher, principalmente às mães dos DeMolays, e, tivemos também, a Cerimônia da Maioridade, atingida pelos DeMolays aos 21 anos”, diz.

Questionado sobre a inércia das atividades, Paulo explica que o desejo de reativar o Capítulo DeMolay de Muriaé é grande. “A Ordem DeMolay é cuidada pelos membros da Maçonaria. Trata-se de uma organização juvenil orientada pelos maçons, que são chamados de ‘tios’. Na Ordem DeMolay o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude. O Capítulo DeMolay de Muriaé fechou pela falta destes ‘tios’, mas o desejo de retomada é grande, principalmente agora com a estruturação do Capítulo de Miradouro e com a presença de antigos membros da Ordem, que agora são irmãos da Maçonaria e podem orientar os mais jovens”, conta.

Paulo conta que junto com ele, vários outros membros da Maçonaria de Muriaé ajudavam na orientação dos DeMolays. “Fizeram parte do acompanhamento: Clóvis Torres, já falecido, e Adilson Malafaia, também falecido. Ainda continuam na ativa: Teodorico Torres, Agripino Torres, Laércio Francisco de Carvalho, entre outros irmãos. Além dos DeMolays, funcionava também o Betel das Filhas de Jó, paralelo aos DeMolays, no qual minha filha foi a primeira honorária rainha e o ‘Clube das Tias’, que orientava os dois grupos, tanto o masculino quanto o feminino”, conta.

Laércio Francisco de Carvalho, membro da Maçonaria, esteve presente durante a cerimônia e disse que se sentiu alegre e honrado ao presenciar os membros do Capítulo de Muriaé alcançando a maioridade. “É uma alegria muito grande, pois fiz parte da fundação da Ordem DeMolay em Muriaé. Com muito trabalho, possuímos um grupo de jovens compromissados na vida pessoal e profissional. São médicos, engenheiros e advogados fazendo parte da Ordem, contribuindo com a sociedade a partir dos bons princípios”, diz.

Wanderly Torres de Azevedo acompanhou o começo da caminhada do Capitulo de Muriaé e também foi muito lembrada pelos jovens da Ordem DeMolay. “Desde a fundação do Capítulo de Muriaé, há 21 anos, que acompanho o trabalho da Ordem. Fui eleita a ‘Tia’ dos DeMolay, responsável pelas viagens e comportamento dos jovens. Passei a fazer parte da família deles, mesmo com a passagem do tempo e com a chegada da maioridade. É um trabalho muito bonito, que orienta os jovens para a prática do bem, valorizando a família e a escola”, conta.

Graziel José de Assis, presidente da Ordem DeMolay de Miradouro disse o grupo já existiu na cidade há algum tempo, mas o Capítulo foi reiniciado este ano. “Decidimos recriar os grupo para afastar as crianças da rua e repassar os bons costumes da Ordem, de acordo com as sete virtudes. Graças a Deus está indo tudo muito bem e, em 2018, iremos iniciar mais sete jovens no Capítulo de Miradouro”, conta.

Olavo José Chicareli Almeida, mestre conselheiro do Capítulo de Miradouro, disse que foi uma experiência engrandecedora poder conduzir a cerimônia do Capítulo de Muriaé. “Foi uma novidade para mim já que o Capítulo de Miradouro foi estruturado há apenas seis meses, mas estamos procurando melhorar e fazer o nosso máximo. Estar aqui em Muriaé foi muito gratificante, principalmente estar junto dos irmãos da Ordem. Para os jovens que desejam fazer parte, basta entrar em contato com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay do Brasil através do site: www.demolay.org,br”, conta.

Sobre a Ordem DeMolay – A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e dirigida por Maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA.

Atualmente a Ordem DeMolay está presente em 13 países dos quais podemos destacar Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha. Além dos Estados Unidos mais cinco países possuem Supremo Conselho próprio incluindo o Brasil.

A Ordem DeMolay é uma organização para jovens entre 12 e 21 anos de idade, tendo estado ativa por mais de 80 anos. Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV, queimado no poste por não trair seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Possui em seu fundamento sete princípios essenciais, os quais são chamados de Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias