Search
Close this search box.

CBA formaliza parceria com associação de confeccionistas do distrito de Santo Antônio do Rio Preto

Apoiar as comunidades onde atua, incentivando o desenvolvimento local, a educação, o dinamismo econômico e o apoio à gestão pública. Esta é a proposta da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio do investimento social e da relação que mantém com os municípios onde opera. Um exemplo desta atuação é a nova parceria estabelecida entre a Unidade Miraí e a Associação Intermunicipal de Confeccionistas da comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, do município de Miraí. O projeto faz parte do programa ReDes, uma iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – Fumin).

A formalização da parceria foi marcada pela visita de 17 costureiras à Unidade de Miraí. Elas puderam conhecer um pouco do processo de beneficiamento da bauxita e conversar com empregados da CBA sobre o trabalho socioambiental desenvolvido na unidade. Entre as atividades previstas na parceria estão o desenvolvimento de uma pesquisa no mercado regional (para orientar a produção das costureiras em relação às demandas locais) e o estudo dos métodos atuais de confecção, visando uma melhoria no processo produtivo. Uma reforma das instalações também está prevista. Como outras iniciativas do programa ReDes, a parceria (que tem o prazo previsto de 5 anos) visa o planejamento, implantação e consolidação total do projeto. Ao final desse período, é esperado que a Associação seja autônoma e gerencie,  a sustentabilidade do negócio.

Segundo a costureira Flaviana Maria, que faz parte da associação, o projeto deve render bons frutos para a comunidade. “Além da qualificação que estamos recebendo, a parceria com a CBA ainda vai dar visibilidade ao nosso trabalho e atrair mais profissionais”, conta.

Para o gerente da unidade da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, a iniciativa reforça a preocupação da CBA em promover o protagonismo das organizações locais, contribuindo para o desenvolvimento da região: “o sucesso do projeto se dará quando a Associação Intermunicipal de Costureiras atingir a autossuficiência e autonomia na gestão do seu negócio, de importância para a comunidade de Santo Antônio do Rio Preto. Trabalharemos em conjunto – CBA, Instituto Votorantim, Prefeitura de Miraí, BNDES/BID e as costureiras na realização do projeto”.

Créditos: ASCOM CBA

Deixe um comentário

Outras Notícias