Search
Close this search box.

Casal de Muriaé participa do programa “Encontro” e fala da experiência de ter nove filhos

Foto: Reprodução TV Globo
Foto: Reprodução TV Globo

O casal muriaeense, Carla Cristina Franklin da Silva e Paulo Sérgio da Silva, participou do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo, e falou sobre a experiência de ter nove filhos.

Ela fotógrafa e ele motorista, juntamente com os nove filhos, contaram um pouco da rotina em sua casa no programa de segunda-feira (15), que abordou sobre a queda na taxa de fecundidade no Brasil. Baseada em números oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a apresentadora Fátima Bernardes relatou que nos anos de 1960, a média de filhos por casal era de 6,3 e atualmente este número caiu para aproximadamente 1,7.

O que chamou a atenção da produção do programa e da apresentadora é que Carla e Paulo estão na contramão dessa estatística, ao terem nove filhos, com idades entre 4 e 24 anos – Carlos (24 anos), Murilo (22 anos), Pedro (20 anos), Ester (17 anos), Israel (14 anos), João Marcos (13 anos), Maria Eduarda (11 anos), Ana Gabriela (7 anos) e Laura (4 anos). De acordo com Carla, todos foram planejados, com exceção da caçula, que veio de “surpresa”.

A muriaeense disse que sempre sonhou em ter uma família grande, a exemplo de sua mãe, e que a meta era chegar a dez, mas foi convencida pelo marido e pelos filhos a parar no nono. Aliás, justamente a caçula Laura foi a única a nascer de cesariana, os demais foram todos de parto normal.

“Sou uma mãe muito orgulhosa dos meus filhos. Eu quis ter todos esses filhos. Eu gosto de mostrar para as pessoas esse orgulho que tenho na minha família. Eu sempre falo para as pessoas sobre eles, e falar deles a nível nacional foi um orgulho muito grande. Participar do programa foi uma experiência única, foi muito bom e prazeroso. Todos do programa nos trataram muito bem”, conta.

Além de poder contar sobre o dia a dia da família, Carla comenta que a participação no “Encontro” foi também uma oportunidade de viajarem todos juntos, o que, segundo ela, há muito tempo não acontecia, seja por questões de logística ou por questões financeiras. A viagem aconteceu no domingo (14), Dia das Mães, o que se tornou um momento ainda mais especial.

Carla diz que, apesar das dificuldades diárias, é possível criar nove filhos no mundo contemporâneo. “Eles entendem que não conseguimos dar tudo o que eles querem. O que fazemos é orientar e incentivar na decisão deles, pois não temos condições de dar tudo de ‘mão beijada’. A educação é fácil dar. A educação que recebi dos meus pais eu passo para eles. A instrução, de escola, de bens materiais, que é um pouco difícil. Temos que ‘ralar’ muito para conseguir. Por isso, os incentivamos a trabalhar e a correr atrás. Com amor, carinho e na presença de Deus a gente consegue”, diz. Os mais velhos, por exemplo, que já estão na faculdade, conseguiram estudar um curso de nível superior através de bolsa no Prouni e do programa de financiamento, o Fies.

Perguntada como faz para conciliar a rotina de mãe, dona de casa, esposa e fotógrafa, Carla diz que é possível através da ajuda de todos dentro de casa. “É um pouco difícil de conciliar, mas somos muito família, estamos todos muito juntos e todos são muito solícitos uns com os outros”.

De forma descontraída, os demais participantes do programa, o ator Marcelo Antony, a atriz Lucy Ramos e a cantora Tiê, também interagiram com a família muriaeense.

GALERIA DE FOTOS:

Fotos: Reprodução Rede Globo

Deixe um comentário

Outras Notícias