Search
Close this search box.

Câmara vai conceder o título “Chico Mendes” a personalidades que contribuem para a preservação ambiental

Câmara MunicipalDezoito pessoas ou instituições que tenham contribuído para a preservação ambiental e pela conscientização ecológica em Muriaé serão agraciadas com o Título da Ordem “Chico Mendes”, durante cerimônia a ser realizada no dia 6 de junho, no plenário da Casa legislativa.

Baseado na Lei 5.387/2017, de autoria da vereadora Miriam Facchini, o título é concedido como forma de reconhecer o trabalho prestado à preservação ambiental na cidade. A vereadora considera que a outorga da honraria poderá ser um incentivo para que ações de preservação do meio ambiente se tornem cada vez mais comuns na cidade.

A ideia é que a cerimônia seja parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Dos 18 agraciados, 17 são indicação dos vereadores e um do prefeito Grego.

CHICO MENDES – Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, foi um dos mais importantes ambientalistas brasileiros. Nasceu na cidade de Xapuri (estado do Acre), no dia 15 de dezembro de 1944.

Ficou conhecido internacionalmente por ser defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros. Ele organizou os trabalhadores para proteger o ambiente, suas casas e famílias contra a violência e a destruição dos fazendeiros. Tornou-se símbolo da luta em defesa da Amazônia e dos povos da floresta.

Foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos, na porta de sua casa.

Em 16 de dezembro de 2013, foi publicada no Diário Oficial da União a lei que declara Chico Mendes como sendo o patrono do meio ambiente no Brasil.

Deixe um comentário

Outras Notícias