Search
Close this search box.

Beleza, bem-estar e autoestima: esteticista fala sobre conceitos que fazem parte do universo feminino

O Dia Internacional da Mulher, que celebra as lutas, conquistas e direitos do público feminino desde o final do século XIX até os dias de hoje, abre espaço para discussões sobre a participação da mulher na sociedade e a busca constante pelo seu bem-estar em diversos âmbitos de sua vida cotidiana.

Em busca da valorização e, principalmente, pelo respeito ao seu corpo e de, cada vez mais, empoderamento, sabendo da importância de seu papel na sociedade, a mulher do século XXI procura soluções para se sentir saudável e mais segura. Dessa forma, o jornal A Notícia conversou com a esteticista Luciane Nazário, proprietária da clínica Corpo & Cia, que existe há 14 anos em Muriaé.

AN: Quais os trabalhos desenvolvidos na clínica?

Luciane: O “carro-chefe” da clínica é a massagem modeladora e redutora com a técnica do pires. Além disso, temos a drenagem linfática, a drenagem pós-cirúrgica, tratamentos para redução de medidas e massagem relaxante. Temos também a parte facial, com a limpeza de pele e o rejuvenescimento, o design de sobrancelhas, a depilação egípcia e depilação com cera. Possuímos tratamentos com alguns aparelhos de eletroterapia, como o mantus, a estimulação russa, a endermo vácuo-terapia, o ultrassom e a criolipólise, na qual utilizamos no verão e no pós-verão.

Para o protocolo da criolipólise, trazemos uma máquina legalizada com uma infraestrutura montada por empresas responsáveis, uma vez ao mês assim que o verão brasileiro chega. Para esse tratamento associamos diversos procedimentos para garantir um resultado ainda mais satisfatório para as nossas pacientes.

 

AN: Tratamentos como estes realizados na clínica não consistem apenas na melhora da aparência, mas também contribuem para a qualidade de vida, melhorando também as condições psicológicas da mulher. Quais os benefícios internos que a massagem trás que vão além da aparência?

Luciane: O esteticista, devidamente qualificado, visa primeiro o que há por dentro. Muitas vezes, a pessoa busca um tratamento estético como fuga e nunca estará satisfeita com aquilo que recebe. Então, temos que fazer um trabalho no qual ela se aceite enquanto mulher e conheça as características do seu biotipo corporal e assim juntas poderemos traçar um plano de tratamento. Temos clientes com sobrepeso e abaixo do peso que fazem tratamento estético e se sentem muito bem com isso. A massagem é um tratamento que vem de dentro pra fora.

 

AN: Por isso então vocês buscam um tratamento individual e personalizado?

Luciane: Sim. Cada cliente, cada corpo, cada biotipo necessita de um tratamento específico. Temos pacientes com sobrepeso que não possuem o corpo com aquele aspecto de “casca de laranja” e pacientes “magrinhas” que possuem muita celulite. Este fato deve-se muito ao percentual de gordura no corpo que é diferente em cada um. Então, muitas vezes, aconselhamos as pacientes a realizarem exercícios físicos e associar a uma alimentação balanceada, com nutricionista, para tratarmos em conjunto com outros especialistas. É importante ressaltar que estes acompanhamentos sejam feitos por profissionais capacitados que trabalham em conjunto para o bem-estar da paciente. Não adianta uma paciente X achar que vai ter o mesmo tratamento que a paciente Y se as duas encontram-se em situações diferentes.

 

AN: É bom saber que a massagem não faz milagres. Como você mesma disse, é preciso aliar com outras atividades para obter resultados.

 Luciane: Sim. A massagem consiste em uma série de manobras que visam melhorar o fluxo sanguíneo,a oxigenação dos tecidos e a uniformização da pele. Se a paciente se alimenta mal o resultado será comprometido e se ela não faz atividade física vai sofrer com flacidez muscular e tissular comprometendo seu aspecto corporal. É importante o trabalho em conjunto: alimentação, exercícios diários, e a parte estética para que o corpo esteja em harmonia. A paciente vai se sentir bem, vai ter disposição para fazer as atividades do dia a dia, sua saúde será boa e a beleza fluirá de dentro para fora.

 

AN: A mídia impõe uma mulher magra, mas sabemos que a beleza interior que deve ser destacada. Gostaria que você falasse sobre este padrão imposto.

Luciane: Exigiu-se sim este padrão pela mídia, mas acredito que ele está caindo por terra. Até mesmo porque as modelos atuais não estão mais tão magras como era visto nos desfiles de um tempo atrás por conta da saúde. Elas vinham tendo transtornos alimentares, como a anorexia e bulimia. Hoje a bandeira do corpo saudável é a que está sendo levantada. Costumo falar que não existe corpo perfeito então devemos batalhar para termos um corpo saudável. Não adianta confiar em pessoas que te oferecem um milagre, pois, mais tarde, pode acontecer um problema. Por isso, algumas dicas: procure uma pessoa capacitada, que possua graduação na área e corra de tratamentos que oferecem resultados em apenas uma sessão isso não existe. São propostas que iludem as pessoas. O ideal é se aceitar e cuidar do corpo o melhor possível.

 

AN: As mulheres modernas, mães, empresárias, esposas, conseguem aliar suas atividades a estes tratamentos?

Luciane: Costumo dizer o seguinte: você tem que querer. Não adianta colocar uma coisa que é sua na porta do outro. Há 10 anos perdi 25 kg. Dei um basta na vida que eu tinha e hoje sou a mulher que queria ser. Tenho dois filhos, sou proprietária de um estabelecimento, coordeno uma equipe de cinco mulheres, sou casada, malho, faço dieta, tomo minha cervejinha. Somos mulheres e só conseguimos dar conta de tudo se nossa cabeça tiver legal. Em primeiro lugar, temos que gostar de nós mesmas e assim, conseguiremos lidar com tantas atividades. Se deixarmos nossa essência feminina adormecida, ficaremos infelizes, seremos empresárias infelizes, mães infelizes e esposas infelizes.

 

AN: Há limite de idade para se cuidar?

Luciane: Não tem idade. Temos clientes adolescentes que fazem massagem até para aliviar tensão pré-menstrual. Possuímos também massagens relaxantes que ajudam pessoas com mais idade que têm dores como a fibromialgia. O que é preciso saber é se o profissional é capacitado para que nenhum tratamento possa prejudicar essa cliente. Não há uma idade certa para começar e nem para terminar. É preciso responsabilidade para tratar cada indivíduo.

 

AN: A pessoa que se interessar em fazer um tratamento, o que deve fazer?

Luciane: Primeiro fazemos uma avaliação sem compromisso que pode ser agendada através do whatsapp: 32 988247662. Nesta avaliação, a paciente conta quais as suas necessidades e aquilo que deseja e nós iremos apresentar os tratamentos que temos para oferecer.

Deixe um comentário

Outras Notícias