Search
Close this search box.

A saga do Palhaço Picuinha

Wagner Seara, o Palhaço Picuinha, esteve em nossa redação, na quinta-feira (9) para falar sobre seus últimos projetos culturais realizados recentemente, que englobam a Oficina de Circo e Teatro, as apresentações da II Circulação do Circo Lona de Céu (em virtude do Dia das Crianças) e a palestra “Vida de Palhaço e Políticas Culturais”. Os projetos possuem incentivo da Lei Municipal Alcyr Pires Vermelho.

Wagner disse que, durante um fim de semana do mês de setembro, esteve na Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria para realizar a Oficina de Circo e Teatro com os adolescentes da instituição.

“Foi um momento muito agradável feito em parceria com a direção da escola, na qual utilizamos a quadra para realizar as atividades da Oficina. Os adolescentes ficaram muito interessados e descobriram habilidades que envolviam o equilíbrio. Eles sempre demonstram interesse nas atividades culturais. Foram oito horas de imersão”, conta Wagner.

No mês de outubro, mês especial das crianças, foi a vez do Palhaço Picuinha realizar uma verdadeira maratona de apresentações da II Circulação do Circo Lona de Céu no condomínio Nova Muriaé, no Bairro Aeroporto, na Praça João Pinheiro, com interpretação de libras (linguagem de sinais) feita pela facilitadora Rosane Silva, e no Bairro Santana. No mesmo mês, foram realizadas apresentações em Ubá e em Divino.

“Foram quatro apresentações, em dois dias. No Bairro Aeroporto fizemos a parceria com o Movimento Pró-Cultura, no condomínio Nova Muriaé e no Bairro Santana tivemos a colaboração da Associação de Moradores. Fechamos as apresentações com um grande sucesso de público e crítica com novos números e nova identidade visual”, diz.

Além disso, Wagner tem feito palestras nas escolas estaduais com o tema “Vida de Palhaço e Políticas Culturais”, no qual fala sobre sua vida como palhaço empreendedor. “Conto aos alunos sobre minha história não só pelo ponto de vista do palhaço, mas como um empreendedor de ideias, criatividade, inovação e utilização do espaço público como ambiente produtivo e de bons encontros, aliado às novas tecnologias que temos acesso”, diz.

De acordo com Wagner, durante a palestra são abordados também momentos adversos de sua carreira, mas que no fundo, serviram como aprendizado para continuar sua atividade cultural.

“Acredito que é uma grande troca de conhecimento para que os jovens, do 6º ao 3º ano, possam colocar em prática suas ideias e empreender também. Claro que utilizo linguagens adequadas a cada idade, além de pequenos números circenses para chamar a atenção e atrair olhares diferenciados, como mágica e equilíbrio para mostrar as potencialidades do ser humano. Todos nós temos talentos que devem ser descobertos em nosso favor. Tenho o desejo de levar estas palestras também ao ambiente coorporativo, onde as empresas possam descobrir e desenvolver os talentos e habilidades de seus colaboradores, auxiliando no crescimento do mercado de trabalho e na melhoria do atendimento ao público”, finaliza.

Sobre o jovem Palhaço Picuinha – Natural do Estado do Rio de Janeiro, o jovem, Wagner Gomes está há três anos em Muriaé para dar continuidade ao trabalho circense que realizava nas ruas, praças e hospitais da capital e baixada fluminense. O jovem circulou pelo nordeste do País, além do Espírito Santo e outras cidades da Zona da Mata Mineira.

Wagner fez parte da primeira escola de palhaço do País, com professores do Brasil e do mundo. “Esse somatório de experiências fez com que eu montasse meus espetáculos autorais misturando minhas vivências pessoais sempre em busca de números novos”.

Atualmente, Picuinha acrescentou o sobrenome “Bigode Afiado” fazendo jus à nova marca de Wagner. Seu bigode também faz referência ao pintor catalão Salvador Dalí.

Para contatar o Palhaço Picuinha para shows, apresentações e oficinas, ligue: 32 98868-1639 ou entre em contato pelo email: [email protected]

 

Poesia “O que pode ser o palhaço?”, de Wagner Seara:

Olhar poético e sutil

Corpo disponível e presente

Alma leve e febril

Mente que não mente

Circo etério revelado

Utopias humanas e divinas realizadas

Mistério da Comunhão

 

1 comentário em “A saga do Palhaço Picuinha”

Deixe um comentário

Outras Notícias