Zema em Brasília

Governador Romeu Zema se reúne com a bancada mineira e apresenta Portfólio de Projetos 2022

O governador Romeu Zema apresentou, na terça-feira (24), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Portfólio de Projetos 2022 para a bancada mineira. O documento tem foco no desenvolvimento pleno de Minas Gerais e possui 255 propostas em diversas áreas e regiões do estado, que somam investimentos da ordem de R$ 3,6 bilhões.

Zema ressaltou que, além da captação de recursos via emendas parlamentares federais, o Governo de Minas irá oferecer até 20% de contrapartida para projetos de Saúde e Educação, e 2% para iniciativas das demais áreas temáticas. São projetos distribuídos por várias regiões  em diversas áreas como: Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Segurança Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Planejamento e Gestão.

“As emendas parlamentares são muito importantes quando bem direcionadas. Em Minas, nós temos grandes oportunidades, porque o nosso estado se transformou em um grande cemitério de obras inacabadas. Temos excelentes oportunidades de ajudar o povo mineiro. Nós estamos fazendo um governo que está acima de qualquer bandeira, ideologia. O que nós fazemos é trabalhar unidos com a bancada de Minas para que possamos levar mais benefícios à população”, afirmou o governador.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, participou da apresentação e destacou que, buscando aperfeiçoar a execução dos convênios no Estado, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Diretoria Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE), irá monitorar a execução desses instrumentos mensalmente e, trimestralmente, a depender da complexidade do instrumento, bem como apoiar e coordenar todo o processo de execução.

Segundo a secretária, o objetivo é garantir a execução efetiva das emendas. “Estamos criando uma assessoria específica para cuidar destes recursos que são captados, mudando os fluxos. Então, nossa perspectiva é termos uma execução recorde no próximo ano. É muito importante que esta parceria com os deputados seja ampliada, fortificada e que a gente consiga efetivamente levar estes benefícios a todos os mineiros”, disse Luísa Barreto.

Os deputados federais que participaram do encontro, presencialmente ou de forma virtual, destacaram a importância da união dos esforços e interesses em prol dos projetos estruturantes para Minas Gerais. O líder da bancada mineira, deputado federal Diego Andrade, afirmou que as emendas direcionadas permitiram, por exemplo, grandes investimentos na segurança pública, ajudando o estado a alcançar resultados expressivos no combate à violência.   “Trabalhando de mãos dadas, os resultados para Minas Gerais são mais fortes. Prova disso é o investimento já feito em segurança pública nos últimos três anos, tornando Minas um dos estados mais seguros do Brasil. Uma boa gestão por parte da equipe do governador e um trabalho eficiente por conta da bancada na captação de recursos”, afirmou.

O secretário de Estado de Governo, Igor Eto, também destacou o compromisso do governo com os projetos indicados pelos deputados para que os recursos e as ações cheguem efetivamente à população. “É fundamental conversar com a bancada federal, poder apresentar os projetos de Minas Gerais e fazer esta integração, esta união da bancada de Minas com as obras de que a gente tanto precisa. Todos, independentemente de partido ou ideologia, querem o bem do nosso estado”, afirmou o secretário.

O encontro com os parlamentares federais mineiros também marcou a apresentação oficial do deputado Marcelo Aro como líder de governo para representar e articular em prol dos interesses do Executivo estadual e em nome dele, no Congresso Nacional. A nomeação foi realizada no último dia 18 de agosto. “Não faltará trabalho e lealdade, estarei do seu lado lutando por Minas Gerais. Acredito no seu governo, no trabalho que vem sendo executado e tenho certeza que, junto com esta bancada, vamos conseguir transformar a vida de cada cidadão mineiro”, disse Aro.

Deixe um comentário


Outras Notícias