UNIFAMINAS promove XV Encontro de Iniciação Científica
O Centro Universitário UNIFAMINAS promoveu, nos dias 24 e 25 de outubro, o XV Encontro de Iniciação Científica (ENIC), um evento que tem como objetivo ampliar o conhecimento acadêmico de seus participantes.
Segundo Alexandre Horácio Couto Bittencourt, coordenador de pesquisa do UNIFAMINAS, o XV ENIC contou com a apresentação de 300 trabalhos realizados em cursos de graduação e pós-graduação, divididos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas. “Além das apresentações, o XV ENIC contou também com minicursos que envolveram todos os cursos de graduação e foram ministrados por professores de outras instituições, contribuindo para a formação dos acadêmicos do UNIFAMINAS”.
Ainda de acordo com Alexandre, com a realização do XV ENIC, o UNIFAMINAS completa mais de 5 mil trabalhos apresentados. “Nesta edição tivemos quase 300 inscrições e 235 trabalhos aprovados, feitos por alunos a partir do 2º período. Além das oficinas e minicursos voltados para os alunos, os professores também puderam participar de oficinas como a de Metodologias Ativas, a de Novas Tecnologias na Educação e a de Capacitação em Primeiros Socorros”.
Luciana de Andrade Agostinho, professora e coordenadora do curso de Biomedicina, afirmou que o evento é muito importante não só para a vida acadêmica, mas também para o futuro profissional do aluno. “É importante que os alunos treinem estas experiências sob a nossa supervisão e, assim, eles podem aprender com erros e acertos. Assim, quando iniciarem no mercado de trabalho ou buscarem uma especialização em pós-graduação ou em um mestrado, estarão mais preparados e saberão utilizar a linguagem científica com mais tranquilidade, alcançando algum benefício para a sociedade. Estou muito satisfeita com as pesquisas e os trabalhos realizados pelos alunos do curso de Biomedicina nesta edição do ENIC. Sem dúvida, é um grande crescimento acadêmico e profissional para alunos e professores”.
Nayana Cabral Gouvêa, aluna do 2º período do curso de Medicina, apresentou um trabalho sobre coletas de dados da UBS do Bairro São Cristóvão. “Coletei dados sobre pacientes hipertensos e diabéticos. Pelos dados, é possível perceber que existe uma grande quantidade de pessoas com estas doenças no bairro, que são atendidas pela unidade de saúde. Com isso, é preciso que sejam realizadas mais atividades voltadas para a prevenção e para o tratamento destas doenças”.
*É expressamente proibida a cópia, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro, na totalidade ou em parte, deste material sem a prévia autorização, por escrito, da direção do jornal A NOTÍCIA.
Galeria de fotos: