Search
Close this search box.

Mostra Cultural recebe grandes nomes do cenário brasileiro

Por Swelen Araújo

A 1ª Mostra de Diversidade, Juventude e Literatura e a I Feira de Literatura de Muriaé (Felimur) trazem grandes nomes da cultura brasileira para o município. De 16 a 27 de outubro, a cidade recebeu escritores consagrados, como os premiados Zuenir Ventura, Mauro Ventura, Leandro Mazzini, Vinícius Grossos, entre outros. Além de homenagear o escritor e poeta naturalizado muriaeense, professor Luiz Gonzaga da Silva, falecido recentemente.

Durante toda a semana, Muriaé recebeu diversas atividades culturais, inclusive oficinas preparatórias para o ENEM, que ocorre nos dias 04 e 11 de novembro, ministradas pela professora Maria Alice Catta Preta. O também professor Natalino Silva palestrou e lançou o livro Ex-farrapos.

A semana cultural contou ainda com a Geladeira Literária, exposta na Praça Cel Pacheco de Medeiros durante todo o sábado (20), trazendo em seu interior diversas obras literárias, dispostas à população.

A música também foi contemplada na edição cultural. Uma oficina de Jazz Funk foi ministrada pelo professor muriaeense Walbert Luiz; e o coral Canta Pra Ser Feliz apresentou músicas africanas alto-brasileiras. A diversidade não ficou de fora. Uma gaymada (jogo de queimada) foi realizada no Horto Florestal. Na parte teatral, a peça apresentada foi Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

Durante esta sexta-feira (25), ocorreu ainda o 3º Encontrão dos Grêmios Estudantis de Muriaé e Região, a partir das 8h30, no Teatro Belmira Vilas Boas. E a partir das 19h30, uma palestra com Leandro Mazzini.

O sábado (27) encerra as atividades culturais. Haverá mais dois aulões, na Faculdade Estácio de Sá; o I Encontro de Escritores de Muriaé, Feira de Livros, Geladeira Literária e I Mostra de Escritores de Muriaé, Recital de Piano e voz com Wanda Lantelme e Jovelina Nóbrega, todos na sede da Academia Muriaeense de Letras, na Vila Eudóxia Canedo. Finalizando, às 20h, será apresentada a peça Farsa da Boa Preguiça, no Teatro Belmira Vilas Boas.

Os eventos foram promovidos pela Prefeitura Municipal de Muriaé e pela Academia Muriaeense de Letras, dentro do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Grandes autores

Zuenir Ventura e Mauro Ventura são pai e filho, jornalistas militantes por um Brasil melhor. Zuenir é membro da Academia Brasileira de Letras e autor de obras como 1968: o ano que não terminou e Cidade Partida. O filho segue os passos do progenitor e possui obras memoráveis, como O espetáculo mais triste da Terra, em que e narra o incêndio do Gran Circo Norte-Americano,  na década de 60, em Niterói, causando mais de 500 mortes.

Outra grande atração é prata da casa: o muriaeense Leandro Mazzini, renomado escritor e jornalista político brasileiro. Com passagens pelo Jornal do Brasil, Agência Rio, Correio do Brasil, Gazeta Mercantil, Rede Vida, e autor durante nove anos da coluna Informe JB. Hoje, assina a Coluna Esplanada, reproduzida diariamente em 36 jornais e portais de 24 estados brasileiros. Autor dos livros Corra que a Política vem aí e Boa noite, Rio.

Mais um importante escritor que passou por Muriaé foi o jovem carioca Vinícius Grossos, autor dos romances Sereia Negra, O Garoto quase atropelado, 1+1 – A matemática do amor (em coautoria com Augusto Alvarenga) e O verão em que tudo mudou.

Homenageado nesta edição, o Professor Luiz Gonzaga era membro da Academia Muri aeense de Letras, muito querido e respeitado em Muriaé e região. Autor de obras para adultos e crianças, entre elas: Idas e Vindas; Idas e Vindas II;Vanguarda Gráfica; O livro de Lavínia; Nem idas nem voltas: desvoltas; Criancices, Chinfrim; A Pulga Puladeira – Poeminhas de Palavras Saltadeiras.

Fotos: Prefeitura de Muriaé

Deixe um comentário

Outras Notícias