Search
Close this search box.

Simpósio debate desenvolvimento de pecuária leiteira em Muriaé

O 2º Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária de Leite da Região de Muriaé foi realizado nesta sexta-feira (31), no Teatro Zaccaria Marques. O evento foi direcionado aos proprietários rurais da região e teve como objetivo ensinar aos criadores as novas técnicas que colaboram para que o animal produza mais leite, ampliando a renda familiar do homem do campo.

Durante o Simpósio foram tratados assuntos referentes à produção de embriões in-vitro na atividade leiteira, buscando escolher o gado que tenha a melhor genética para ser o reprodutor padrão na fertilização de vacas leiteiras. O evento também tratou sobre as novas estratégias de produção de forragens e alimentação de gado, assim como sobre as diferentes maneiras de realizar o manejo dos dejetos dos bovinos, os quais poderão ser reutilizados para a produção de forragens.

Após o ciclo de palestras, houve o encerramento do 2º Torneio Leiteiro Curraleiro com a entrega de prêmios para os vencedores. Dezessete proprietários rurais participaram do campeonato leiteiro iniciado no mês de maio. Os encontros foram realizados uma vez por semana, durante os últimos quatro meses.

O destaque do evento vai para os produtores Fernando Trotta Levati e Carlos Levate, que ganharam com seus animais, uma novilha de 40 kg (Categoria Novilha) e uma vaca de 60 kg (Categoria Vaca), durante a premiação do 2º Torneio Leiteiro Curraleiro, realizada no Simpósio.

Palestras ministradas no evento:

  • Produção de Embrião in-vitro na atividade leiteira – Palestrante: Marcelo Machado de Souza Lima (Laticínios Porto Alegre)
  • Estratégia de produção de forragens na alimentação de vacas – Palestrante: Mirton Morenz (pesquisador da Embrapa)
  • Manejo dos dejetos dos bovinos e seu uso na produção de forragens – Palestrante: Rodrigo Couto (Engenheiro Agrônomo – coordenador técnico de Bovinocultura da Emater – MG – Muriaé)

Deixe um comentário

Outras Notícias