Search
Close this search box.

Projeto resgata os grêmios estudantis de Muriaé

DSC_0224Um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, resgatou na cidade a cultura dos grêmios estudantis. O grêmio estudantil é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

De acordo com o diretor de Juventude da SELJ, Victor Hastenreiter, o “Resgatar, Construir e Transformar” tem como objetivo resgatar a cultura dos grêmios estudantis nas escolas, onde o protagonismo da juventude possa ser, de fato, exercido. “Foi um longo de período de mobilização nas escolas, exercendo atividades não só com os alunos, mas também com os diretores e professores de cada escola”, conta ele.

O superintendente de Ensino de Muriaé, Sandro Carrizo, considera que a volta dos grêmios estudantis em Muriaé é um resgate de um marco histórico no Brasil. “Poder contribuir com este momento é motivo de muita alegria, porque os grêmios vão ajudar a construir uma escola democrática, participativa e mais agradável para todos”, diz.

A posse dos quatro grêmios estudantis eleitos nas escolas públicas da rede de Ensino Médio da cidade aconteceu durante solenidade realizada na noite de segunda-feira (30), no Teatro Belmira Vilas Boas, quando os presidentes receberam o certificado de posse pelo prefeito Aloysio Aquino. Durante a cerimônia, eles discursaram sobre seus objetivos de mudar o espaço escolar. “Os jovens precisam ser valorizados e ouvidos. Cabe a nós, enquanto diretoria de juventude, organizá-los no sentido de construir uma rede de diálogo, que vai desde a diretoria de suas escolas até a Prefeitura e outros órgãos públicos que atendam as demandas das juventudes”, frisa Victor Hastenreiter.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias