Search
Close this search box.

“Programa Saúde nas Escolas” é desenvolvido em Muriaé

Foto: ASCOM PMM

O programa “Saúde na Escola” está sendo desenvolvido em 31 instituições da rede municipal. As palestras e atividades educativas são organizadas para levar conscientização aos alunos, realizando a promoção da saúde no ambiente escolar, sensibilizando crianças e adolescentes.  O programa teve início em agosto e tem o objetivo de zelar pela qualidade de vida dos estudantes, levando instruções sobre como cuidar da alimentação, da saúde bucal e outras questões.

Criado pelo Ministério da Saúde, o programa é desenvolvido pela prefeitura de Muriaé através dos serviços de Atenção Básica. As aulas e acompanhamentos são realizados por uma equipe de enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde e por profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde Familiar (NASF). Entre os temas desenvolvidos estão: obesidade; combate ao mosquito Aedes aegypti; alimentação saudável; saúde bucal, ocular e auditiva, vacinação; prevenção de violências e acidentes, prevenção ao uso de drogas; prevenção de DST’s e Aids, entre outros.

O programa funciona uma vez por mês nas escolas em sistema de rodízio. Iniciou em agosto e seguirá para as demais instituições nos próximos meses. Os horários serão definidos entre a equipe de enfermagem da Prefeitura de Muriaé e os diretores da rede municipal. “Desenvolveremos atividades educativas e palestras para sensibilizar as crianças e adolescentes, para que levem estas informações para suas famílias também”, disse a enfermeira da Unidade Básica do Safira e também referência técnica do Programa de saúde na escola (PSE), Roberta Resende. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira, mais de oito mil crianças receberão instruções e cuidados do Programa. “Nossa meta para o futuro é chegar a todas as escolas da cidade”, informou.

Deixe um comentário

Outras Notícias