Search
Close this search box.

PMMG apresenta Programa Celular Seguro

Ten. Reinaldo apresentou o programa à imprensa e aos colegas da PM de Muriaé

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apresentou à imprensa, na manhã de quarta-feira (6), no auditório da CDL-Muriaé, o Programa Celular Seguro ferramenta online que permite a localização de celulares cadastrados e aumenta a possibilidade de recuperação de aparelhos roubados ou furtados.

De acordo com a PM, o sistema representa uma ferramenta tecnológica desenvolvida para oferecer ao cidadão mais um meio de prevenção contra furto e roubos de celulares que tem ocorrido em Muriaé e região.

O principal fator a ser considerado é o envolvimento do cidadão através do cadastro dos aparelhos de telefone celular com o registro do IMEI, no site www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro, além de alguns dados pessoais.

Por meio do Celular Seguro, o cidadão terá condições de inibir o repasse do aparelho, objeto de furto ou roubo, e o policial terá condições de reprimir o comércio ilegal. O sistema também representa uma ferramenta de autoproteção, uma vez que o usuário aprenderá, no próprio site, a configurar seu aparelho para utilizar os dispositivos de rastreamento de cada celular.

Como funciona – Durante abordagem a um indivíduo suspeito, o policial, além da consulta ao prontuário, deverá verificar o número o número do IMEI do celular. O cidadão deverá apresentar o celular já com o número do IMEI em seu visor, após digitar *#06#. O número do IMEI será verificado pela Sala de Operações da Unidade (SOU).

Caso haja qualquer notificação de roubo, o real proprietário do celular será comunicado e quem estiver em sua posse será conduzido por receptação. Para isso, durante o cadastro, o cidadão deverá informar duas formas de contato para serem acionadas pela PM caso seu telefone roubado seja localizado.

O site do programa Celular Seguro possui Firewall com a finalidade de proteger o sistema de uma eventual invasão de hackers. Cada IP poderá realizar apenas uma consulta a fim de evitar o uso indiscriminado por agentes infratores.

O sistema é configurado para aceitar cadastro de celulares com a sinalização de furto. O usuário não é notificado a respeito dessa condição do celular. Tal cadastro aciona um dispositivo de rastreamento a fim de verificar a procedência do aparelho.

Deixe um comentário

Outras Notícias