O perfume da vida
O amor é a cor e o perfume das flores do jardim da vida
“Deixe brotar o amor que reflorirá o mundo todo a partir do terreno fértil da sua existência tornada útil.” – Rosângela
Segundo Fénelon , “o amor é de essência divina”… E Lázaro afirma: “o amor resume a Doutrina de Jesus por inteiro, visto que esse é o sentimento por excelência”.
Jesus resumiu tudo no “amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Aprendamos mais com Fénelon2: “os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformarão, quanto observarem os benefícios resultantes da prática deste preceito: não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam; fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que vos esteja ao alcance fazer-lhes.
Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano; ao amor verdadeiro, ele, a seu malgrado, cede. É um ímã a que não lhe é possível resistir. O contato desse amor vivifica e fecunda os germens que dele existem, em estado latente, nos vossos corações. A Terra, orbe de provação e de exílio, será então purificada por esse fogo sagrado e verá praticados na sua superfície a caridade, a humildade, a paciência, o devotamento, a abnegação, a resignação e o sacrifício, virtudes todas filhas do amor.
(…) Amai muito, a fim de serdes amados. É tão justo esse pensamento, que nele encontrareis tudo o que consola e abranda as penas de cada dia; ou melhor: pondo em prática esse sábio conselho, elevar-vos-eis de tal modo acima da matéria que vos espiritualizareis antes de deixardes o invólucro terrestre.
Havendo os estudos espíritas desenvolvido em vós a compreensão do futuro, uma certeza tendes: a de caminhardes para Deus, vendo realizadas todas as promessas que correspondem às aspirações de vossa alma. Por isso, deveis elevar-vos bem alto para julgardes sem as constrições da matéria, e não condenardes o vosso próximo sem terdes dirigido a Deus o pensamento.
Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos, para suavizá-las”.
Meditando sobre todos esses superiores conceitos, a conclusão a que chegamos não é outra senão que o amor é a cor e o perfume das flores do jardim da vida.
Sem o amor, que restaria?!